O Regresso

Bonito, dramático, mas não excepcional

Quando foi anunciado O Regresso não era um filme que eu estava ansioso, na verdade provavelmente nem assistiria no cinema, mas fui seduzido com todo aquele papo do Oscar para o Dicaprio. Então ok, primeira semana aqui no Brasil, bora assistir e… Nhe, bom, mas não extraordinário.

ENREDO

O filme é baseado num livro que é baseado na história real de Hugh Glass, um explorador que junto com uma grande equipe são atacados por nativos enquanto adquiriam peles de animais e depois mesmo tendo sobrevivido com mais alguns homens, ele é atacado por um urso e traído por um dos seus companheiros que o abandona ferido na neve. A partir daí, ele precisa lutar pela sobrevivência em um ambiente totalmente hostil para finalmente poder se vingar.

Hugh Glass na batalha inicial

O FILME

Escrevendo agora a sinopse eu me toquei, caramba mas esse plot é muito bom hein, preciso assistir esse filme! Não caramba, acabei de assistir e é meio monótono, sei que é um drama e não ação, mas por mais lindo que os cenários sejam, é muita panorâmica e cenas somente de neve, árvores e montanhas.
Eu ainda fico com o pé atrás quando dizem que essas histórias são reais, principalmente quando são tão antigas, não que isso interesse já que é um filme e não um programa da Oprah, mas me parece que aproveitaram esse fato para forçarem nas situações enfrentadas pelo protagonista e elas acabarem ficando mais aceitaveis já que estão dizendo que aconteceu mesmo.

Tom Hardy

Tom Hardy… Mas que diabos de língua ele estava falando?!? Sou fã do Hardy desde Rocknrolla, não acho que ele tenha sido um Bane ruim e gostei bastante dele em Mad Max, mas nesse filme por algum motivo ele fica sussurrando toda hora, ele apenas balbucia as palavras, do tempo que a internet chora pelo jeito que ele fala, somente agora eu posso dizer que tem algum fundamento, ou ele inventou demais no personagem, ou o frio pegou ele forte.
Falando em personagem aí sim chegamos no DiCaprio, e ele foi muito bem mesmo, não sei se o suficiente para o Oscar porque eles tem critérios próprios para as escolhas, mas normalmente se os atores sofrem para entrar no personagem ou atrizes ficam com os peitos de fora, eles ganham o Oscar. Ele diz que realmente comeu carne crua e entrou no cavalo morto (Luke Skywalker já fez pior) então somada a pressão do prêmio para ele, acho que tem grande chance de enfim acontecer. Sobre a atuação dele, pode-se dizer que o Hardy e ele interpretaram o mesmo personagem, já que ele sim sofre um corte na garganta e passa a maior parte do tempo somente murmurando, você sofre com ele e torce o tempo todo para que ele se recupere e se vingue, em certos momentos o personagem é duvidoso (certas ações não condizem) mas a sua atuação é ótima.

Hugh Glass atacado

MINHA HUMILDE OPINIÃO

Eu falei sobre o personagem ser meio duvidoso em certos momentos, digo isso principalmente pela cena do ataque do urso, sem dar spoiler, para quem ainda não assistiu só repare bem em toda a cena do ataque, do começo ao fim, leve em consideração que o principal papel de Hugh na expedição era ser o especialista na natureza, o cara que viveu entre os índios e conhece os macetes e os perigos da floresta e me diga se alguma das atitudes tomadas por ele faz algum sentido.
Ainda sobre o ataque, que uso sensacional, não sei se no IMAX é tão real, mas no cineminha normal você se pergunta se além de carne crua ele também lutou com um urso real, um grande parabéns para a equipe de efeitos especiais, esse urso ficou incrivelmente perfeito.
Outro ponto positivo, a batalha inicial é de tirar o fôlego, não tem foco em um só personagem, a câmera “caminha” pela guerra, mostrando o quão sangrenta foi a batalha e dando a real dimensão do perigo que os sobreviventes enfrentarão dali para frente, dá uma animada gigante para a continuação do filme.

Hugh Glass ferimentos

Se você teve paciência suficiente para ler o texto todo, deve estar se perguntando porque eu comecei falando mal do filme, já que a maior parte são elogios, é que no geral o filme é bom, não é o melhor (nem mesmo para o Oscar), mas está acima da média, não me conquistou, provavelmente me divertiria mais assistindo Pai em Dose Dupla, mas vale a pena sim conferir, o drama é bom, a fotografia é linda e Dicaprio é excelente, espero mesmo que ele ganhe esse prêmio e tire essa pressão toda das costas. Mas outras coisas são fracas, os outros personagens, o ritmo do filme e até algumas cenas são fracas, o filme ficou muito longo mas esse tempo todo não é convertido em história, o que o torna massante em alguns momentos.

Recomendo assistir mas sem toda aquela animação que venderam antes do lançamento.

https://youtu.be/s35_9Z4YMsU

Tags do post: