Altered Carbon – Dando mais valor para Westworld

Are you a believer?

Altered Carbon_capa

Altered Carbon conseguiu me empolgar muito pelas suas cenas de ação e pelo universo apresentado, porém quando falamos do enredo apresentado as comparações com Westworld foram inevitáveis, apesar de seguir numa “pegada” muito diferente do mega-seriado da HBO, as discussões filosóficas e morais delas vão pelo mesmo caminho.

Altered Carbon

A série original da Netflix, como a maioria das obras produzidas por eles só ganhou alarde bem próxima do lançamento, então apesar de ser baseado em um livro de 2002 e do autor possuir ótimos trabalhos, essa história de guerra, conspiração e drama num universo cyberpunk, pegou quase todo mundo de surpresa.

Mostrando um futuro onde as “almas” são armazenadas em pequenos discos e os corpos são praticamente descartáveis, vemos os humanos perdendo os limites que conhecemos hoje e tornando a sociedade ainda mais asquerosa.

Capas Kovacs - Altered Carbon
Histórico de capas já usadas pelo protagonista

Numa boa mistura de thriller policial, ação e drama, a série dá uma amostra de um mundo cada vez mais baseado em dinheiro e poder, onde “a morte não alcança os céus”. Com excelentes cenas de ação, deixando a parceria Netflix/Marvel comendo poeira, e com uma história cheia de possibilidades e tramas, a Netflix parece ter acertado em cheio na produção do título, que apesar dos defeitos aparenta ter um futuro muito promissor.

Altered Carbon x Westworld

Eu amei Altered Carbon, porém eu adorei Westworld e a ideia de comparar as duas séries vem exatamente dessa diferença, pontos onde a obra da Netflix até tenta tocar, mas quando lembramos do que vimos na série da HBO vemos que AC não teve muito sucesso.

O ponto principal é que em Westworld temos um local onde os ricos são totalmente livres para fazerem o que quiserem com os robôs que tem aparência e inteligência humanas, mas ainda sim são robôs. Enquanto Altered Carbon, basicamente dá essa mesma liberdade aos ricos, porém para fazer essas coisas com outras pessoas, sob o pretexto de darem uma outra capa (corpo) para substituir a danificada.

Protetorado - Altered Carbon
Só pela armadura o Protetorado já merece mais atenção no futuro

Na teoria Altered Carbon seria muito mais pesada já que fala de humanos ferindo outros humanos, que não tem suas memórias apagadas, somente um corpo novo é usado para substituir o antigo, enquanto em Westworld são apenas androides. Mas a execução da série da HBO é tão boa que ver um robô sofrendo tem mil vezes mais peso do que um humano sendo esquartejado em AC.

O mistério que ronda a série é outro ponto que AC até vai bem, mostrando ser algo bem complexo, mas não empolga muito e tem a execução bem mais ou menos, que nem preciso falar o quanto a história de Westworld empolga, explode cabeças e é magistral, apesar de ao meu ver ser bem mais limitada quanto a possibilidades.

Então a comparação entre as duas séries até é válida, pelas ideias de liberdade absoluta para um pequeno grupo de pessoas, causando dor e sofrimento sem se importar com possíveis consequências, mas por mais que as possibilidades estivessem mais a favor da série da Netflix, a qualidade da execução das ideias estão em um nível muito superior em Westworld.

[propagandaCodigoResp]


Voltando a Altered Carbon, a série é realmente muito boa, principalmente pelo universo apresentado, e a quantidade de possibilidades que ele proporciona para outras histórias. As cenas de ação com ótimas lutas e violência, a história dos Emissários e do Protetorado, Mr. Leung arrancando pedaços das pessoas, Poe sendo o personagem mais carismático da série mesmo sendo uma IA e baseada em Edgar Allan Poe!!! Enfim, como série de ação ela supera as expectativas e empolga muito.

Poe a IA - Altered Carbon
Poe, simplesmente o cara mais carismático da série

Como série de ficção científica e investigação, ela dá várias derrapadas, as ideias de clones, cópias, hacking, a deus ex machina que faz todo o mundo girar ao seu redor… São no mínimo mal exploradas ou explicadas, sendo o ponto mais forte desse sentido, o elemento religioso que eles colocam na trama, mas mesmo assim essas são coisas que vão deixar os fãs que esperam uma coisa mais filosófica e distópica decepcionados, mas aqueles que também curtem uma boa violência e belos corpos nus ficarão muito satisfeitos (eu fiquei).


Tags do post:


BTS PARA SHARE COMENTARIOS




DESCUBRA O QUE NÃO PROCURAVA

Coringa de Brian Azzarello
Acompanhe o dia-a-dia do Jóker no submundo de Gotham
Poster Missão Impossível 5
Missão: Impossível – Nação Secreta
Ethan Hunt fazendo James Bond comer poeira esse ano
capa Dinastia M
Dinastia M
Cuidado com o que você deseja, que pode virar realidade
Marvel Battle Lines_capa
Marvel Battle Lines – O Yu-Gi-Oh da Marvel
Vicia, e ainda pode jogar a hora que quiser
Poster Spectre
007 Contra Spectre
Fiquei meio perdido quanto a premissa da franquia.