Vingadores Guerra Infinita: Haja Coração!

Quanto mais você pensa no filme, melhor ele fica

Dez anos se passaram desde que a Marvel começou a transformar nerds em gente de verdade, e como todo ciclo precisa ser encerrado, Vingadores: Guerra Infinita, chegou com o status de: filme que mudará tudo no Universo Marvel nos Cinemas.

E de certa forma mudou mesmo!

DC, o nome disso é: Épico! Anota aí.

Já discutimos que o filme da Liga não é ruim, mas assim como um filme de Vingadores, ele deveria ser épico. Só para não parecer que só a DC erra, Era de Ultron falhou um pouco nessa história de épico, mas logo na sequência Guerra Civil chegou e preencheu essa lacuna.

Até ontem (25/04/18), o primeiro Vingadores e Guerra Civil dividiam o topo do meu coração, em qual filme mais me arrepiou no cinema, mas depois de Guerra Infinita não existe mais uma disputa, o que Guardiões da Galáxia e Thor Ragnarok tem de piadas, Guerra Infinita tem de cenas épicas!

Capitão América

Principal responsável por essas cenas, o Capitão América chegou ao ápice da sua evolução desde a sua primeira aparição lá em 2011.

Eu demorei bastante tempo para descobrir o porquê do Capitão América ser tão querido e ter tantos fãs (achava que era só pelo patriotismo americano), até que li a série Guerra Civil, e logo na primeira edição ele foge da SHIELD derrubando avião e quebrando tudo, só com os punhos e o escudo.

A partir do Soldado Invernal, o Capitão América subiu de nível e começou a ser admirado pelos fãs, e esse seu status foi aumentando até chegar ao ponto dele conseguir disputar com o Homem de Ferro a preferencia dos fãs em Guerra Civil, e o que eu vi em Guerra Infinita foi o cinema todo aplaudindo só de ouvir o nome do Capitão! Nas cenas em que ele aparecia virou estádio de futebol, e não é para menos. (comentários sobre cenas especificas no final)

E essa cena nem está no filme…

“Get This Man A Shield!”

Thor

Mas quando falamos em evolução, o Capitão ainda não é o melhor exemplo, já que temos o Thor. Ele foi de chato mimado de sobrancelha pintada, à motherfucking god of thunder!!

Na batalha final de Ragnarok ele enfim havia chegado ao que a gente vinha esperando desde 2011, mas em Guerra Infinita os roteiristas pegaram o que de melhor Taika Waititi fez com o personagem em Ragnarok e misturaram com a base do personagem, e encerraram a participação do herói no filme de uma forma que só de lembrar já estou gritando aqui na frente do computador.

Arrogante, exibido, engraçaralho e deus do trovão, esse é o Thor que o mundo pedia.


Marvel vs DC

Enfim, como eu disse no post sobre Liga da Justiça, o que Vingadores tem, que a Liga não tem, são os momentos épicos, seja uma entrada triunfal, uma pose heroica, lutas coreografadas usando poderes de todos os personagens combinadas…

Guerra Infinita prova que o problema dos filmes da DC não é ser sombrio e realista, e sim ter falhas, esse filme tem desde a primeira cena um tom dramático, mesmo que sem abrir mão das piadas que são marca registrada do estúdio.

Termina de forma totalmente surpreendente, de uma forma que NINGUÉM imaginava e nem desejava, e mesmo assim não existem campanhas pedindo a cabeça dos irmãos Russo e o boicote do filme.

É fato que existe uma má vontade com os filmes da DC, mas Guerra Infinita além de ser um filme a ser aplaudido em pé, é um ótimo caso de estudo para a DC ver como é possível, ter humor, drama e acontecimentos pesados no mesmo filme e ele não parecer um amontoado de retalhos.


[propagandaCodigoResp]

SPOILER, CENAS COMENTADAS E O FUTURO

[O TEXTO ABAIXO SÓ POSSUI SPOILERS]

A cena pós-créditos

Sobre a única cena pós crédito do filme, o símbolo que aparece no pedido de ajuda de Nick Fury, é para a Capitã Marvel, que tem seu filme solo marcado para o meio de 2019.

Pouco antes Maria Hill está informando que foi detectada uma grande concentração de naves acima de Wakanda, eu imagino que isso tenha haver com alguma espécie de invasão Kree, já que estamos falando de Capitã Marvel…

Quem morreu!

Só para lembrar…

Loki e Heimdall no começo, dentro da nave dos Asgardianos;

Gamora: Sacrificada em troca da pedra da alma em Vormir;

Visão: A Feiticeira mata ele uma vez, então Thanos o ressuscita para matá-lo de novo kkkk

Pantera Negra, Soldado Invernal, Groot, Feiticeira Escarlate e Falcão, Doutor Estranho, Homem Aranha, Drax, Mantis e Senhor das Estrelas, Maria Hill e Nick Fury.

E assim ficou o poster oficial, sem os personagens mortos kkk
As cenas…

O filme começa com o Tony e a Potts discutindo a possibilidade de um filho, e foi nesse momento em que eu decretei a morte do personagem. “Eles querem criar ainda mais afeição nossa com o personagem, para que a morte dele seja mais pesada.” – Não rolou né ^^

Depois a cena da nave Asgardiana, onde os irmãos Russo já disseram que a Valkyria havia fugido pouco antes em uma capsula de fuga, levando alguns civis juntos.

Nessa cena duas coisas são interessantes, uma é que Heimdall realmente já era, talvez o Loki volte, já que essa não seria sua primeira morte no MCU, mas pelo jeito como Asgard não existe mais, Thor ficará unicamente como novo guardião dos reinos.

A outra coisa que me chamou muito a atenção, foi o boxe do Thanos, quem é fã ou já treinou essa arte marcial também deve ter ficado impressionado com a movimentação do vilão durante a surra pra cima do Hulk.

*Surra alias, que deixou o gigante esmeralda traumatizado e impediu o Bruce Banner de se transformar durante todo o filme.

Depois temos uma cena que eu esperava a bastante tempo, e não me decepcionou, que foi o encontro de egos, entre Strange e Stark. Mas a sequencia me deixou bem chateado, ver o ‘Mago Supremo’ retroceder ao seu filme de origem e ficar usando aquelas magias básicas contra o Fauce e o Obsidian, só não fiquei mais chateado nesse trecho porque o Fauce de Ébano estava sensacional, muito melhor do que eu poderia imaginar.

Após o Doutor Estranho dar uma bela duma mancada, não mostrar nem um terço do seu poder e ainda ser capturado, temos a participação do Aranha, que foi bem legal, mas esses trajes tecnológicos dele não me animam tanto assim, já os diálogos mostram porque Tom Holland é totalmente excelente.

O encontro entre Thor e Guardiões, não tem nem o que eu falar… são esses momentos que a só a Marvel consegue trazer, Teen Groot falando palavrão em grootês, enquanto Drax fica falando dos músculos do Thor e o Starlord engrossando a voz para não perder moral com a equipe… Simplesmente maravilhoso! Pena que novamente dividiram os Guardiões.

*Sem esquecer que aqui temos o jeito Marvel de fazer drama, com o diálogo mais pesado do filme entre Gamora e Quill, com Drax “invisível” ao fundo.

Dentro da nave Stark e Parker vencem o Fauce da maneira mais besta possível, mas como é Marvel a gente bate palma porque teve referência a Alien.

[propagandaCodigoResp]

*Ops, esqueci do Visão…

O ataque do Corvus e da Próxima ao casal Visão e Wanda, mostraram três coisas: continuam subutilizando os poderes da Feiticeira Escarlate, o Visão humano é mais feio do que o visão robô, e além disso ele é um peso morto durante todo o filme.

Essa cena é uma das melhores do filme, porque mostra a agilidade do Corvus e o poder da sua glaive, ele aparece do nada atrás do Visão e incapacita o android pelo resto do filme. Mas absolutamente nada é melhor que a chegada totalmente inesperada (pra mim) do Capitão e cia. Aqueles segundinhos de silêncio total, tanto no filme, quanto na sala do cinema foram simplesmente perfeitos.

Voltando ao espaço, temos a cena em Lugarnenhum, que além de mostrar que Quill realmente não é líder de coisa nenhuma, mostra que o Thanos já era invencível mesmo sem todas as pedras.

*Como eu estava esperando mortes, a morte de Drax e Mantis me deixou triste pela primeira vez no filme. Não que eles sejam ótimos personagens, mas protagonizam cenas hilariantes.

Na cena do passado da Gamora, mais do que a sua adoção, o que chamou a atenção foi ver a abordagem de Thanos aos planetas atacados, com os chitauri separando e executando a população.

*A paixão do Thanos pela Gamora não fez o menor sentido, quem já viu Darth Vader recrutando o Starkiller sabe porque a Gamora era só uma criança verde.

Já em Volmir temos o Caveira Vermelha aparecendo como guardião da joia da alma, e estou até agora me perguntando o que o pessoal viu de tão legal na presença do antigo inimigo do Capitão.

E na sequencia temos uma das melhores cenas do filme, que é a expressão de felicidade sumindo do rosto da Gamora enquanto uma lagrima escorre pela “cara de saco murcho” do Thanos.

Toda aquela quest do Thor para a criação do Rompe Tormentas, não teve nada de muito especial, exceto a aparição de Peter Dinklage (como um anão gigante), a beleza do cenário, e ver o Groot envolvido na criação de talvez a arma mais poderosa do universo.

Enfim entramos no último ato só com cenas épicas, com as batalhas finais em Titã e Wakanda.

Antes da luta em Titã, vemos o Dr. Estranho vasculhar o futuro em busca de uma forma de vencer Thanos, e ele diz que dentre milhares de possibilidades ele encontrou uma, mas não explica como é essa vitória, ou seja, provavelmente ele já sabia que teria que entregar a joia do tempo e morrer junto com a metade do universo para que no final eles saiam vencedores.

Que bichão!!! Mostrando pra Fox que trocar a cor do vilão não faz diferença se ele for bom

A cena da batalha em si é uma sequência praticamente perfeita, que não só o pessoal da DC precisa parar e estudar, como qualquer estúdio que queira fazer uma batalha grandiosa.

Temos um baita plano dando certo, com todos os heróis trabalhando juntos e combinando seus poderes até enfim “vencerem” o vilão, mesmo com quase todas as joias equipadas.

Até o fatídico momento onde o Starlord descobre sobre a Gamora e caga todo o plano. E isso foi uma das melhores coisas do filme, já que graças a atitude dele, vimos o Dr. Estranho enfim usar seus poderes do jeito que a gente estava esperando e depois o Homem de Ferro usando absolutamente todos os recursos que a sua armadura possuia e travar uma batalha de igual pra igual sozinho com o Thanos, no final ele “morre”, mas foi o mais próximo da vitoria que qualquer um deles chegou.

Mudança nas joias da manopla do trailer pra dar aquela despistada

Enquanto isso na Terra temos um Bruce Banner fazendo papel de otário dentro da Hulkbuster, enquanto a Okoye e a Viúva estavam descendo o cacete na Próxima Meia-Noite, sem armadura nenhuma! (ok, ok, elas só salvaram a Feiticeira, e depois ganharam tempo até a heroína voltar, mas…)

Exército de Wakanda, gritos de guerra, Capitão América correndo mais que o Pantera na linha de frente, Shuri tirando a joia do Visão… Tudo muito legal, mas no final o que vale mesmo é o Capitão “se sacrificando” para ganhar tempo pra Wanda, o que acabou custando outra morte para o coitado do androide e depois, é claro, Thor fritando todo mundo, quando a gente pensava que Ragnarok tinha a cena mais épica do herói…

Hulk no trailer também para despistar…

Então chegamos a belíssima cena do Thor vencendo a manopla completa e fincando o Rompe Tormentas no peito do vilão e a torcida explode de emoção, até que…

“You should have aimed for the head” *clap*

Hora que ele estala os dedos e some, o silêncio ecoou pela sala, enquanto o capitão perguntava o que o Thor tinha feito, começam a sumir os amiguinhos, e não os já esperados Steve Rogers e um monte de minion Wakandiano, mas o Pantera, Feiticeira… Groot!!!! Morreu de novo na frente do Rocket! *Por isso essa lebre é tão revoltada.

E corta para Titã, o maluco ao meu lado soluçando de tanto chorar, mas a parte boa ainda estava por vir…

Quill some, gritaria, Estranho some, gritaria, foco no Aranha, gritaria antes de qualquer coisa acontecer.

*Aqui vemos porque o Tom Holland é o Homem Aranha definitivo, ninguém teve fala alguma antes de sumir, mas o filho da mãe me improvisa um “Senhor Stark, eu não quero morrer!”

“Mr. Stark? I don’t feel so good… Please. I don’t wanna go.”

E nesse momento a gente descobre que o trailer mostrava um trecho da “última” cena do filme, e ninguém imaginava, e agora Stark está sozinho em Titã, enquanto Thanos curte o por do sol em algum lugar, após a sua vitória.

O futuro

-Vamos lá, o Adam Warlock deve entrar nessa história em breve, então se for como nos quadrinhos, onde ele tem uma certa ligação com a pedra da alma, talvez a Gamora consiga falar com ele e pedir ajuda.

-As almas seifadas pela joia da alma ficam aprisionadas dentro dela (hqs), então eu vejo algumas opções:

1. Quando alguém tomar a joia, ele libertar todo mundo. *Lembrando que não é qualquer um que consegue manipular as joias e que ela deve cobrar um preço.

2. Acontecer uma troca de almas, que não faz muito sentido (mas quase todo mundo morrer nesse filme também não fazia), que seria de alguma forma os que sobreviveram, Homem de Ferro e Capitão América, principalmente, se sacrificarem em troca dos outros heróis.

3. Multiversos. Hahaha essa é a mais maneira! Eles quebrarem o universo de tal forma que a próxima fase do MCU será com Peter Parker atuando junto com Miles Morales em um universo onde a tia May é uma senhora idosa.

*Na minha cabeça eu vejo o Nova encontrando o Homem de Ferro em Titã, enquanto a Capitã Marvel protege a Terra dos novos ataques e o Warlock procurando os Guardiões pelo universo, acaba encontrando o Rocket na Terra.

[propagandaCodigoResp]

Depois de um “papo” com o Capitão América e Capitã Marvel, Adam Warlock decide ajudar na busca por Thanos.

Stark e Nova o encontram, chamam o resto da equipe que é transportada pelo Thor.

Depois de uma longa batalha, enfim o Hulk resolve reaparecer, fica pistola (amo essa gíria), e desce o cacete no Thanos.

Warlock então manipula as joias e traz de volta os heróis que estavam aprisionados.

*Esse é o meu roteiro #MarvelPagaNoiz

Outras observações para encher ainda mais linguiça

-Não citaram Odin, que pelo menos eu tinha a esperança de ser um dos motivos pelo qual Thanos não tinha atacado pessoalmente antes.

-A aparição do Caveira Vermelha me surpreendeu totalmente, apesar de que seria muito mais legal se fosse o Surfista Prateado como especulavam. A pista já havia sido dada em uma HQ que funcionou como uma espécie de introdução ao filme, mas como eu não queria nem assistir aos trailers, é óbvio que eu não iria ler uma HQ sobre o filme.

-Shuri tirando onda de espertona pra cima do Dr. Banner mostrou que ela pode até não ser melhor que o Stark, mas em breve ela será a mente mais inteligente da MCU. Pelo menos até que Sr. Fantástico estreie na Marvel.

-Thanos, o Titã Louco: louco simplesmente define o vilão, post sobre ele aqui.

-De acordo com os diretores a Valkyria sobreviveu e salvou vários Asgardianos enquanto a Ordem Negra atacava a nave.

-Depois de um ano, descobrimos que o Mark Ruffalo (Hulk) deu um spoiler sobre o final do filme, no momento a maioria achou que novamente era uma brincadeira dele, para despistar sobre o filme, mas dessa vez não foi atuação não…

“Espere até ver o próximo, METAD… todo mundo morre!”

-Os diretores confirmaram que a cena de Thanos com Gamora após o estalar de dedos, é realmente dentro da joia da alma.


É isso aí pessoal, para quem ficou até o final, agora é hora de spoilar nos comentários também, dúvidas, reclamações, e o melhor, teorias… tudo liberado!

Tags do post: