BARONS

BARONS

Afinal Batman vs Superman é ruim mesmo?




Vendo as criticas do filme, minha fé na humanidade foi embora




Cartaz Batman Vs Superman

Enfim chegou a hora de falarmos do no mínimo polêmico Batman vs Superman. Foram quase 2 longos anos de espera desde o anúncio do filme onde os dois maiores heróis da DC Comics se enfrentariam e o universo DC no cinema começaria a tomar forma (com quase 10 anos de atraso em relação a Marvel).

O filme tem seus problemas, assim como Vingadores 2 teve (não os mesmos problemas) e mesmo assim fez sucesso, então vamos fazer aquela analise sem compromisso, baseado em nossos gostos pessoais e esperamos que mais alguém compartilhe dessas opiniões.

O TEXTO ABAIXO ESTÁ REPLETO DE SPOILERS.

OS PROBLEMAS

Por que não começar falando mal, certo? Então o que eu não gostei, ou o que me incomodou, ou então coisas que poderiam ser melhores. Espero que não tenha muita coisa.

Vamos começar do princípio, a cena de abertura, novamente matar os pais do Bruce (não é à toa que ele é tão traumatizado, a cada filme da DC eles morrem umas 3 vezes), aceito que é necessário, igual a origem do Homem Aranha com a morte do Tio Ben, o que realmente me chateou foi eles terem reagido ao assalto, os pais do Bruce terem sido mortos a sangue frio e sem motivo fazem parte da motivação do Batman na minha opinião. Segundo ponto nesse quesito, Zack Snyder tá de sacanagem com os críticos metendo aquela câmera lenta dele no assalto todo. Eu sempre gostei da câmera lenta dele, mas aí ele forçou, a crítica já pega no pé dele aí sem que haja motivo.

Para aproveitar o gancho de mortes, a motivação do ódio do Batman por ele também me decepcionou. Toda a situação estava perfeita, agora o motivo… Bruce Wayne amigo dos funcionários eu aceito, mas eu esperava que uma namorada ou alguém realmente importante na vida dele fosse morrer naquele prédio e não um bando de funcionários (nada contra os funcionários).

Os sonhos. Pior parte do filme, fácil, a montagem dessas cenas foi uma sacanagem. A parte do deserto eu já sabia que era um pesadelo do Batman por causa de entrevistas, o pai do Clark também já sabia que ele estava morto, mas boa parte do público não tinha ideia disso, presenciei gente desesperada em todas as cenas de “sonho”, quando Bruce acordava os comentários foram sempre, “Puts, ele tava sonhando?? Sério isso?” e isso aconteceu pelo menos 3 vezes.

E ainda seguindo o mesmo problema de montagem, temos a cena final do Batman falando com o Luthor na prisão, que aconteceu antes do enterro do Superman, mas o que é bem simples na maioria dos filmes (o gancho entre o que o personagem falou e o flashback) aqui demorou um tempinho até cair a ficha.

Enquanto eles fizeram questão de explicar a referencia aos outros heróis (primeiro só mostram o símbolo do Flash, Ciborgue e do Aquaman e depois mostram novamente, mas dessa vez explicando o que era cada símbolo) não fizeram a menor questão de explicar o Apocalypse (ou eu não prestei tanta atenção), qual é a da lagoa magica dentro da nave, a relação do sangue com um cadáver cryptoniano…

Não tenho como deixar de citar o “Sou amigo do seu filho”. Foram duas horas e meia de filme e não conseguiram desenvolver o desfecho da luta entre os heróis… Batman não pede explicação do que aconteceu, ele só diz ok, somos BFF então, porque sua mãe tem o mesmo nome que a minha e vou fazer o que você pedir. A cena foi sensacional, a atuação do Ben Affleck memorável, e aí parece que o Snyder falou: “Bora gente que o tempo tá correndo, para de papo furado e vamos para a próxima”.

No geral foram esses os problemas, na realidade nenhum deles estraga o filme. A montagem atrapalha bastante, principalmente para quem não tem um background muito grande de quadrinhos, e os outros são somente coisas simples que poderiam ter tido um tratamento mais refinado.

OS ACERTOS

Vou começar falando do 3D porque é muuuuito difícil que ele esteja na sessão dos pontos positivos de um filme. Não deixou cansativo, o óculos não prejudicou em nada na minha experiência, não me deu dor de cabeça e nem me privou de enxergar nada, mesmo boa parte do filme se passando a noite, e ainda ter uma fotografia mais escura, mas todos os esses itens deveriam ser o básico para qualquer filme que se presta a cobrar mais caro por esse recurso, só que as lutas, que já são o ponto mais forte do filme, ganharam um tratamento excelente nos efeitos e a noção de profundidade foi o toque a mais, principalmente para a batalha contra o Apocalypse.

O plano do Lex Luthor, é bem inteligente, armar tudo para alimentar o ódio do Batman, tentar fazer o Superman perder a fé na humanidade, tentar incriminar o Superman para os olhos do mundo… Além do plano dele ser extenso, quando ele age normalmente já mata dois coelhos com uma cajadada só, elimina sua inimiga e atinge o Superman, pega a pedra que será acabará ficando com o Batman mesmo mas no processo faz eles se conhecerem… Mesmo malucasso (falaremos disso mais à frente) a inteligência dele não se discute.

Os heróis matam! O Batman ficou claro que ele prefere espancar os bandidos e marcá-los para que outros terminem o serviço na prisão. Mas quando a coisa fica feia, ele não fica usando tasers e nem gás de pimenta não, ele explode capangas sem pensar duas vezes, mas que fique claro, ele não executa ninguém no filme. Superman não fica muito claro se a força que ele bate mata os outros, mas durante as batalhas ele segue destruindo tudo no caminho, então acredito que bastante gente morra no processo.

Aproveitando que estamos falando em mortes, ponto para Zack Snyder corrigindo o erro do Homem de Aço e deixando bem claro para todo mundo que o Batman levou o Apocalypse para uma área desabitada que poderia ser destruída à vontade. E ainda mostrou que como a experiência é importante para os heróis, já que a primeira coisa que vem à cabeça do Batman (já veterano) quando vê o monstro, é levá-lo para longe das pessoas, e acaba sendo a mesma coisa que a Mulher-Maravilha pensou quando encontrou com ele. Aceitem pessoal o Homem de Aço ainda é um estagiário no mundo dos heróis.

Diferente dos meus amigos com que assisti ao filme, gostei das piadinhas, ajudaram a quebrar um pouco o clima pesado do filme, não ri, não é Guardiões da Galáxia, mas funcionaram bem para mim.

A trilha sonora. Nunca reparo nessas coisas, mas a trilha filme todo é bom, mas o momento em que a Mulher-Maravilha começa a lutar foi simplesmente sensacional, inesperada e chocante, para mim citar trilha sonora, é porque foi memorável mesmo.

Para fechar o tópico, a ideia da introdução da liga da justiça foi ótima. Encontraram um jeito de apresentar todo mundo de uma forma bem natural, para quem é fã de quadrinhos e conhece todo mundo é ótimo, para quem só conhece o Flash também foi ótimo e deixou o público “geral” com uma pulga atrás da orelha sobre quem são os outros personagens mostrados. Mesmo eu achando que os vídeos foram muito toscos, exceto o do Ciborgue, os vídeos não me agradaram, principalmente do Aquaman (em câmera lenta e se afogando), mas novamente, a ideia foi melhor que qualquer filme da Marvel. Até a cena do flash voltando no tempo para passar uma mensagem sobre o futuro destruído para o Bruce foi muito legal, e principalmente, muito quadrinho aquela cena, você precisa passar uma mensagem rápida para salvar o futuro e o cara me vem e lança um monte de palavras-chave aleatórias, o que fez a cena perder força foi a montagem, já que ele aparece sem ninguém saber quem é o Flash ainda e no meio de um sonho do Batman.

Nos tópicos abaixo temos pontos prós e contra da trama, calma que não foi só isso que eu gostei…

OS PERSONAGENS

Já conhecíamos o Superman, gosto muito do Henry Cavill interpretando o personagem e também gosto da personalidade dele nessa nova série de filmes da DC, então como ele repetiu o papel de Homem de Aço, não posso fazer nenhuma reclamação.

Supeman laser Batman vs Superman

Superman nervoso nesse filme é TOP demais

O Batman de Ben Affleck acho que foi unanimidade, depois do chororô quando anunciaram ele, o cara foi lá e destruiu como o Homem Morcego, além de ter ficado gigantesco de forte a interpretação dele foi incrível, não foi aquele Bruce Wayne babaca dos filmes do Nolan e representou muito bem o rancor que o personagem tem.

Não se pode falar em Batman sem citar o seu tutor, em nenhum filme anterior Alfred foi tão importante para o Batman, em BvS ele é mais um amigo do Bruce que um pai (mesmo ele tenha aquele mesmo discurso sobre o estilo de vida do vigilante), ele também faz o papel de Lucius Fox, projetando as armas e armaduras do Batman junto com Wayne. O que eu achei engraçado é que a diferença de idade de Jeremy Irons (Alfred) e Ben Affleck (Bruce Wayne) ser de quase 25 anos, no filme a diferença não pareceu tão grande, que aumentou para mim a sensação deles serem mais amigos do que “pai e filho”.

Superman Batman e Mulher Maravilha

O trio unido

Sobre as mulheres, Lois Lane e Diana. Não sou fã dessa máxima de Superman de que o mundo gira em torno da Lois, ela sempre está em todo lugar, mesmo sem a super velocidade do Superman ou naves de Batman ou Mulher-Maravilha, onde o problema está ela também está, mas isso é Superman, ela é ponte entre o alienígena e o humano e é interpretada pela Amy Adams, então é só aceitar que dói menos. E mesmo tendo aparecido pouco gostei bastante da Princesa Guerreira, não gostei muito quando anunciaram que a Gal Gadot, mas tenho que admitir que ela foi muito bem, principalmente no papel de heroína, ela lutando é para deixar qualquer vilão pedindo pelo Superman.

Nossa, ia me esquecendo do Jesse Eisenberg!! Eu gosto muito do ator, mas cada vez mais ele se torna um personagem, assim como Johnny Depp, todo filme ele representa um personagem excêntrico, inteligente e beirando a maluquice e em especial no BvS meu problema com ele foi que do Lex Luthor ele só representou a inteligência, de resto ele foi o Coringa, olhar maluco, fala desconexa, o tipo de ameaças que o personagem faz… se não soubesse quem ele era, só assistindo ao filme, eu diria que ele é o Coringa antes da “transformação”. Mas quanto a inteligência, aí sim Zack Snyder e cia superaram as expectativas, enfim mostraram o que é esse vilão, já conhecer todos os “meta-humanos”, deixar a opinião publica contra o Superman, incriminando-o e tirando sua fé na humanidade, enquanto ele bola um plano para fazer o Batman sujar as mãos para matá-lo. Quando todas as histórias e acontecimentos começam a se conectar com Lex, só consegui abrir um sorrisinho e falar “FDP”.

AS LUTAS

As lutas são irretocáveis, sensacionais, é o ápice do filme, tanto na batalha que dá nome ao filme, quanto contra o verdadeiro vilão, são de longe as melhores cenas do filme e não consegui encontrar defeitos nelas.

Superman contra o Batman

Opa, que isso?

Na do Batman enfrentando o Superman, a produção merece os parabéns por conseguirem dosar a força das pancadas de ambos os lados principalmente dando um enfoque no enfraquecimento e recuperação do Superman durante a luta e a diferença do efeito dos golpes do Batman.

Já comentei que a Mulher Maravilha me surpreendeu demais nas lutas, mas vale reforçar, como luta essa garota, salva o Batman, sai picotando o vilão e teve tempo até de usar o seu famoso laço magico para segurar a criatura, #GirlPower total.

O único problema que eu vi nas lutas, foi o Batman no pesadelo dele contra os capangas do Superman (e do Darkseid), Snyder usou uns planos assustadoramente abertos, que ficaram lindos, mas são muitos figurantes armados que precisam fazer alguma coisa enquanto o Batman não chega até eles, e nessas cenas eu acabei me desconectando da magia do cinema e consegui perceber essa espera e os movimentos ensaiados.
Já na luta contra os capangas do KGBesta (besta de fera e não de idiota) foi um fã service sem igual para os gamers, a cena é um live-action da série Batman: Arkham, desde a fluidez dos golpes alternando os inimigos, até os nocautes, afundando a cabeça dos vilões no chão.

Batman contra os soldados de Superman e Parademonios

Batman contra os soldados de Superman e Parademonios

Fechando o bloco

No geral gostei do filme no filme, tem seus problemas como qualquer outro filme de herói e tem suas discrepâncias com os quadrinhos, novamente, como todo filme de herói tem. Acho que o maior problema são os fãs, que são mais xiitas, não vi nada de tão horroroso para ativar esse hate todo na internet, se tem alguém que pode reclamar um pouco mais, é o “público geral”, o filme tem muito fã service que não serve para todo mundo e o problema de montagem só piora isso, mas como mitou Erico Borgo no canal do Omelete, “Eu sou fã e quero service”, simples assim.

Comentando os comentários

Tudo escrito acima é relacionado ao que ficou claro para mim durante a sessão, acabei de sair do cinema e escrevi, ouvindo apenas a opinião de quem estava no cinema também.
Mas o que estiver daqui para baixo é relacionada as críticas e opiniões que se encontra pela Internet, assisti a vários videos, o que mais chegou conversou comigo foi o do Nerd Rabugento, mas a maioria foi de fãs que só viram defeitos nos filmes, teve um que o cara estava realmente descontrolado de raiva com filme, o cara estava fora de si e depois de ver a reação del, cheguei ao limite e resolvi parar. Mas tiveram algumas reclamações que me chamaram a atenção e que me fizeram refletir, mas não foram suficientes para mudar minha opinião, vamos a elas…

Um dos filmes que me levaram a escrever sobre spoilers nos trailer foi exatamente BvS, e por mais que o diretor tenha dito que nada foi entregue, boa parte das surpresas foram sim reveladas nos trailers e videos de divulgação, não estragaram o filme, mas entregaram algumas surpresas sem necessidade nenhuma. Que bom que a luta entre os heróis ficou quase toda inédita no cinema e acho que o ápice de surpresa foi a revelação que as cartas para o Batman não eram do Coringa.

Algo que eu não tinha pensado, era na possibilidade de a apresentação dos outros integrantes da liga ficar como cena pós crédito, na hora a ideia me pareceu ótima, mas depois, pensando melhor, acho que quebraria o desenvolvimento do final quando o Batman pensava em juntar todo mundo, mas poderiam sim ter mostrados os mini-clips como pós-crédito.

Um problema que eu não senti, mas que é quase uma unanimidade das opiniões que eu ouvi foi o problema de ritmo, particularmente não vi o tempo passar e não encontrei “barrigas” no filme, só para dar um exemplo, o ultimo 007 tem mais ou menos a mesma duração e a partir da metade eu já não via a hora de terminar. Meu problema foi mesmo com a montagem, principalmente nos sonhos e flashbacks dos personagens, de resto, tecnicamente, para um leigo o filme é ok.

Outra coisa que eu ouvi bastante dos fãs de HQs foi o Apocalypse, se a reclamação fosse a respeito da sua criação, eu aceito tranquilamente, mesmo que eles quisessem dar uma mudada na origem dele, o problema para mim é que simplesmente jogaram tudo na tela sem quase nada de informação sobre o que estava acontecendo. Agora vim falar que ele é uma afronta as HQs, eu acho que é passar muito do ponto. Afronta as HQs é o Mandarim de Homem de Ferro 3 e o Deadpool de X-Men Origens: Wolverine, isso sim é cuspir no personagem. Em BvS o vilão tem a aparência e características bem próximas as HQs, só aquelas explosões dele que me pareceram desnecessárias (no filme), mas de resto me agradou bastante.

Apocalypse Batman vs Superman

Apocalypse antes da sua primeira morte

Ouvi reclamações sobre o Batman matar, mas já comentei isso lá nos prós do filme, e também sobre a Lois ter tido a ideia de voltar para buscar a lança de kriptonita, essa cena sim foi algo que na hora não me incomodou, mas pensando bem depois foi bem furada, a não ser que tenha ficado algo de fora no corte final, mas como não foi lançado, é furo de qualquer forma.

Mas dentre todos os comentários que eu vi internet afora, o que me deixou mais esperançoso foi a teoria do pessoal do Rapaduracast que o Lex Luthor passou o filme todo sendo controlado por alguem, provavelmente Darkseid, por ter tido contato com a caixa materna exibida na introdução do Ciborgue. Se isso se concretizar Jesse Eisenberg, merece um prêmio de atuação e a Warner/DC conseguiram uma amarração de universo melhor que a própria Marvel.

O filme além das referencias a vários quadrinhos, a todo momento compara o Superman a Jesus, desde seus atos heroicos, a visão das pessoas a respeito dele e ângulos de câmera, até a sua morte, com seu corpo sendo descido até os braços da Lois. O filme tem MUITO gancho para o futuro da DC, como o subtitulo do filme diz: A Origem da Justiça, e eles preparam todo o campo para a necessidade de uma Liga, só que não fica tão claro para todos os públicos.

Superman aclamado - Batman vs Superman

O novo Messias? (Filmagens)

Somando isso ao que eu já tinha dito acima, posso dizer com certeza, que 70% das criticas e discussões que eu vi, são de pessoas que não quiseram gostar do filme, coisas que acontecem em todos os outros filmes de herói foram problema para eles aqui, se o personagem aparece pouco reclamam, se aparece demais reclamaram também, ou seja, quase tudo foi defeito. Repito, aceito tranquilamente quem não gostou, também não achei o melhor filme do mundo, mas dizer que é um lixo completo, o pior filme da história ou que são duas horas e meia de vida jogadas fora, ai eu não posso concordar.

Só para ilustrar, minha nota para o filme seria um 8,5 pendendo para o 9. (Eu gostei mesmo pessoal)

Para que não quer ter opinião própria e assistir, vai aí a pergunta que não quer calar:

Por que eles brigam?

R: Lex Luthor arma um plano gigante para o Batman odiar o Superman, enquanto o Superman que já não gosta muito do Batman, é obrigado a matar ele para que o Luthor não mate sua mãe.

Quem ganha em Batman vs Superman?

R: O Batman de armadura e armado com granadas de kryptonita da uma surra no Superman, com uma lança com ponta de kryptonita ele ameaça matar o Homem de Aço, mas na hora ele para, porque o Superman pede para ele salvar a Martha (nome da mãe do Bruce Wayne, morta quando ele era criança. Mas também é o nome da mãe do Superman que Lex Luthor sequestrou). O Batman então para e eles virão Melhores Amigos Para Sempre.

Acaba depois que o Batman ganha?

R: Não, aí aparece o monstro Apocalypse que o Lex criou a partir do Zod. Com ajuda da Mulher-Maravilha eles vencem o monstro. (Batman atira sua última granada de kryptonita para enfraquecer o vilão, a Mulher-Maravilha o segura com seu laço magico e o Superman atravessa ele com a lança do Batman, mas o Superman também é afetado pela kryptonita da lança e acaba sendo morto pelo Apocalypse).

Mas apesar de tudo, tomara que faça dinheiro suficiente, e que a universo DC no cinema consiga tanto sucesso quanto o da Marvel faz. E pra quem souber, por favor acabem com uma polemica para mim: Como se escreve, é kriptonita, kryptonita, cryptonita ou criptonita?


Tags do post:


Close