BARONS

BARONS

Esquenta para a nova temporada de Arquivo X




Mais um novo fã para a série




Arquivo X

Fala galera, depois de um mês esperando pelo especial da FOX para finalmente conhecer Arquivo X aqui estamos, o especial acabou de terminar e tenho que dizer que agora eu entendo porque depois de tanto tempo (a série é de 1993) o programa ainda tem uma legião de fãs fanáticos. Mesmo com muita coisa tosca para os dias de hoje a série ainda é muito boa de se assistir.

Fox deu uma sacaneada colocando para repetir a cada dois episódios, um especial com entrevistas dos atores e diretores da nova temporada da série, além de estar cheios de spoilers sobre o que vai aparecer nos novos episódios.

Os episódios exibidos foram os seguintes, se alguém perdeu ou gostou tanto que quer assistir de novo:

Temporada 1: Episódios 1, 2, 3, 8, 13 e 24;
Temporada 2: Episódios 2, 5 e 20;
Temporada 3: Episódios 4 e 20;
Temporada 4: Episódios 2, 7, 14 e 20;
Temporada 5: Episódios 5 e 12;
Temporada 6: Episódios 3 e 18;
Temporada 7: Episódio 12;
Temporada 9: Episódios 19 e 20.
Scully e Mulder - Temporada 1

Scully e Mulder – Temporada 1

ENREDO

A série gira em torno de dois agentes do FBI, Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) que trabalham em um departamento para casos misteriosos e que não foram resolvidos.
A principio Scully é enviada para ser uma espécie de espiã do trabalho não-ortodoxo de Mulder. Ele acredita que seus casos tenham razões sobrenaturais e extraterrestres, enquanto Scully tenta racionalizar tudo usando a ciência.
A cada novo caso fica mais claro para Mulder que existe uma conspiração do governo para esconder a existência de extraterrestres, e pelas situações presenciadas, Scully começa a se questionar se tudo que ela sempre acreditou é uma farsa.

Scully - Arquivo X

Scully nona temporada

EPISÓDIOS ESCOLHIDOS PELA FOX

Como eu disse, meu contato com a série se resumia a saber o nome dos personagens, e com os episódios selecionados para o especial duas coisas ficaram bem claras, a qualidade da trama com muito suspense e drama, mas também muito humor, onde as discussões entre os protagonistas são sempre plausíveis, tanto pelo lado do oculto (Mulder), quanto da ciência (Scully), na maioria das vezes ambos podem ter a razão, dificilmente é mostrado o suficiente para que se tenha certeza de quem está certo.
A outra conclusão que eu cheguei é que a estratégia do vilão da semana e da temporada com mais de 20 episódios é antiga. A ideia deles mostrarem que não é só com extraterrestres que os agentes lidam, mas também com coisas sobrenaturais como fantasmas e videntes ou cientificas como mutantes e outras “aberrações”, é interessante e é obvio que alguns episódios devem ser gastos com isso para mostrar toda a complexidade do departamento deles e para mostrar a relação entre os dois, mas alguns episódios não servem para nada na história principal. Por sorte o mundo está mudando e boa parte das novas séries estão chegando com apenas metade desses episódios, no caso da nova temporada serão apenas 6 episódios, resta saber se é só para matar a saudade dos fãs ou se é uma espécie de teste para saber se a série ainda dá audiência.

Os episódios selecionados da primeira temporada dão uma introdução na relação da dupla, o que eles investigam e algumas pistas apontando que o que Mulder investiga é muito maior do que ele imagina.
Eles começam mostrando que “eles existem”, depois que o governo sabe, depois que existem outros casos isolados, para no fim mostrar que tudo que eles encontraram até agora é só o começo, muita coisa é explicada e novas são apresentadas. Até culminar no fim do Arquivo-X e separação dos protagonistas.

Da segunda temporada foram exibidos apenas 3 episódios, começamos pelo segundo com Mulder sendo enviado para investigar um caso nos esgotos e acreditando essa ser a punição pelos questionamentos que ele levantava. Mas ele recebe ligações de uma voz misteriosa dizendo que alguém o está ajudando dentro do FBI para reativar seu antigo departamento, então com ajuda de Scully eles tentam ter seus cargo de volta e mostra um pouco mais da conspiração governamental.

Na terceira temporada são dois episódios, que continuam mostrando Scully cética sendo apresentada a casos cada vez mais difíceis de acreditar.

Na quarta temporada enfim conhecemos a historia do canceroso. Achei que somente pelos episódios ficou meio vago. Quem é aquele cara que ganhou um capitulo todo só para ele, explicando seu poder conspiratório, achei que eles deram um salto muito grande nos episódios, num episódio eles não sabem quase nada de alienígenas e em outro Scully já sofreu experimentos e tem câncer.

O restante dos episódios não dizem quase nada sobre a historia, aparentemente escolheram os episódios mais assistidos ou com os mistérios mais interessantes, mas sobre a história principal não diz nada.

A exceção está no fechamento da série, os últimos episódios da nona temporada, que acaba sendo um flashback de boa parte da série e pelo final vemos porque estava todo mundo tão ansioso para o retorno.

Mulder temporada 9 - Arquivo X

Mulder ultimo episódio da nona temporada

DEPOIS DE TUDO

Depois dessa maratona de quase 24 horas de Arquivo-X (somente 22 dos 202 episódios) deu para perceber que ela inspirou muitas séries e filmes, na verdade a seleção que a FOX fez foi totalmente Supernatural só que com mais investigação e menos ação.
No começo ela tem um ar meio trash, ninguém sabe segurar uma arma, os figurantes correm sem rumo, as cenas de ação são pífias e os enquadramentos de câmera são toscos. Mas essas coisas praticamente não incomodavam visto a qualidade da história que estava sendo contada e da atuação dos atores. Vale a consideração para as maquiagens que eram muito bem feitas, ao contrario das fantasias, bonecos e animatrônicos usados que eram beeem ridículos.

Nessas semanas que antecederam a estreia dos novos episódios vi varias matérias falando sobre a série, por isso conheci a premissa, que são sim, ovnis e conspirações extraterrestres com o nosso governo, mas no especial exibiram o mínimo possível da história, focaram bastante na diversidade e na relação dos protagonistas. Na quarta temporada quando eles apresentam a história do canceroso, o vilão “principal” da série, ninguém (a não ser quem tinha um background anterior) sabe quem é aquele cara e o que ele representa, e depois ele não aparece mais em praticamente nenhum episódio.

Enfim foi extremamente divertido, virei fã! Tenho que admitir que dormi durante o episódio do triângulo das Bermudas porque ninguém é de ferro, mas me diverti demais, só acho que com esses episódios eles passaram uma ideia errada sobre o programa. Com exceção de três ou quatro episódios, todos são muito legais, alguns engraçados, outros tensos, tudo na medida certa.

Para quem quiser saber mais Ederli Fortunato do Omelete fez um ótimo artigo contando o principal de cada temporada e apontando os melhores episódios para se assistir.

E ai pessoal tiveram força o suficiente para assistir tudo? É fã da série e tem algum episódio para recomendar? Coloquem ai nos comentários e compartilhe nas redes sociais. “A verdade está lá fora”. E que venha a nova temporada!!


Tags do post:


Close