BARONS

BARONS

Dexter – A mão esquerda de Deus




A série torna o livro decepcionante.




Cartaz Dexter A Mão Esquerda de Deus

Aviso importante antes de começar, se você já assistiu e gostou da série não perca tempo com o livro que você provavelmente vai se decepcionar.
Não tenho uma biblioteca muito grande de livros, junto com as séries são as duas mídias que eu menos consumo por não ter paciência ou memória para ir até o fim. E digo isso porque esse é o primeiro livro que chego até o fim e me arrependo de ter lido, já desisti de ler alguns livros na metade por não gostar do conteúdo, seja pela escrita maçante ou pela história chata mesmo, o último caso desse foi As Esganadas de Jô Soares, um livro que tem seus momentos de muita diversão e risadas, mas alterna com muitos momentos de histórias paralelas e totalmente desinteressantes, mas esse me cativa até o fim e me dá uma facada nas costas pouco antes de terminar.

Voltando ao tema do post, o livro é o primeiro de uma série de 8 livros escritos por Jeff Lindsay contando a história do serial killer Dexter Morgan e sua vida normal durante o dia como analista de sangue da polícia de Miami e assassino frio durante a noite, que gerou uma premiada série de TV com 8 temporadas.

SINOPSE

Dexter Morgan é um policial forense da polícia de Miami, educado, bonito e charmoso ele faz de tudo para passar uma impressão de ser um homem centrado, amigo da vizinhança e um bom colega de serviço. Tudo isso para esconder sua verdadeira face assassina, no entanto ele possui regras claras, apenas criminosos.
Nesse primeiro livro, ele precisa caçar um assassino com características muito parecidas com a sua, e que em certo momento parece que conhece o seu segredo. Dexter então deve encontrar o assassino antes que ele mate mais gente e matar sua curiosidade sobre ele.

LIVRO X SERIES

O livro conta a história da primeira temporada da série (sei que é a primeira temporada da série que conta a história do livro, mas se eu fizer o post todo ao contrario vai parecer que o review é da série), você é apresentado a Dexter Morgan, sua rotina, do que ele gosta, as coisas que ele faz para parecer “normal” diante da sociedade, para que a noite ele saia a caça de suas vítimas sem levantar suspeitas.

Não vou entrar muito em detalhes da história e de como ela se desenrola até porque esse não é o objetivo, posso dizer que o livro descreve tudo tão bem quanto a versão visual da história, existem algumas diferenças, mas os primeiros dois terços do livro é praticamente igual ao da série.

Fazia tempo que eu tinha assistido a primeira temporada da série então estava super animado de recriar cenas lidas no livro na minha imaginação com os atores da TV, existem pouquíssimas mudanças, a maioria das características físicas e psicológicas dos personagens foi retratada com uma fidelidade fora do comum, somente o final é mudado e é aí que os produtores da série ganham um grande parabéns. Acho ok, a história que o Jeff Lindsay conta, o livro é dele e ele conta como quiser, os personagens são dele e ele faz com eles o que vier a cabeça, se eu não tivesse assistido o programa de TV teria aceitado aquele final todo numa boa, mas depois de ter visto o final da série não pude aceitar os acontecimentos do livro.

CONCLUINDO

Se você só ouviu falar sobre a série mas não assistiu, leia o livro tranquilamente que ele é muito bom, tem uma história boa, toda uma tensão, a leitura é fácil e o livro flui rápido, os personagens tem uma construção legal, você descobre como Dexter pensa, o que se passa na cabeça de um psicopata do bem e o esforço que ele faz para emular sentimentos para as pessoas ao seu redor.

Esse primeiro livro me desanimou para prosseguir com os outros, então provavelmente nunca saberei se o rumo dado aos livros de alguma forma conseguem se encontrar com o rumo tomado na série, mas sem dar spoilers gratuitos aqui, os acontecimentos seguem a mesma formula entre o livro e a série, até que em determinado momento cada uma vai para um lado.

Enfim, como um livro, como uma história literária, ótimo, recomendo bastante. Agora se você assistiu a série que ser saber um pouco mais sobre o personagem e como tudo começou eu não recomendaria, fique com a série mesmo que tem um desfecho muito mais interessante.

Já leu o livro, assistiu a série, comente aqui ou em qualquer das nossas redes sociais e até a próxima….



Close