BARONS

BARONS

Thor Ragnarok (2004) – Que o filme não seja assim…




Cuidado com a gangue dos martelinhos!




Thor  Ragnarok 2004

Ano que vem (2017) teremos o que promete ser o melhor filme do Thor já lançado, partindo de tudo que aconteceu nos filmes anteriores e levando até o Ragnarok.

Como onde tem mitologia nórdica, tem Ragnarok, escolhemos apenas uma das várias vezes em que essa história é contada pela Marvel, então só para situar todo mundo e não haver nenhum mal-entendido estou falando aqui da HQ de 2004, Thor #80 a #85, e não tem praticamente nada a ver com a história que será contada nos cinemas em 2017 e nem muito com a própria mitologia nórdica.

O Ragnarok

Para quem não liga o nome ao acontecimento (acha que é só um jogo online antigaço), o Ragnarok é “armagedom” de Asgard e da mitologia nórdica.
Basicamente Loki junta um exército e começam a destruir tudo, os mortos “desonrados” de Hel também sobem até a “superfície” para eliminar os vivos, além dos gigantes de Nifheim ajudando Loki a propagar o caos. Durante a batalha Odin, Thor, Heimdall, Loki… todos acabam se matando (cada um vai matando seu rival e morrendo na sequência) no processo além de se destruírem eles também destroem os mundos, que será reconstruído e repovoado pelos poucos sobreviventes, que viverão em paz com os deuses renascidos, até que tudo se repita.

*Isso é uma lenda antiga e não muito documentada, portanto a versão que eu conheço pode ser diferente da que você conhece, não que a sua esteja errada, mas o objetivo dessa introdução é só dar uma noção do que deveria se tratar a HQ.

Vingadores Thor Ragnarok 2004

Chame os Vingadores que é pra essa HQ dar dinheiro!!

História da HQ

Essa minissérie começa no número #80 de uma saga do Thor, ou seja, ela é o desfecho de toda uma longa história, e já temos um problema aí, o que veio antes já é ruim.

Resumindo rapidamente os acontecimentos que antecedem esse mini-arco: Odin morreu e deixou seus poderes para Thor governar Asgard, o deus do trovão resolve juntar os reinos e incluir Midgard também nos seus “domínios”, sendo adorado também por humanos, em certo momento ele percebe estar se tornando uma espécie de ditador e resolve abandonar tudo, seus poderes, seu filho e família e voltar para o passado (!) a fim de corrigir seus erros.

Hela Thor Ragnarok 2004

Essa é a participação total da Hela na história

Perceba que a história já não presta muito, então o mais provável seria que ela continuasse ruim…

Nesse arco então, começamos com uma retrospectiva da criação do universo e principalmente a criação do Mjonir, mostrando todo o cuidado que os anões tiveram no passado para tentar esconder o molde usado na criação do martelo, já que ele não poderia ser destruído e não poderiam arriscar que outra arma fosse forjada lá.

Depois da queda de Odin, Loki começa a passar maior parte do tempo no Hlidskialf (trono de Odin, de onde ele poderia ver todos os nove mundos) procurando pelo molde que poderia dá-lo poder suficiente para destronar seu irmão e tomar Asgard.

Hlidskialf Thor Ragnarok 2004

Loki de boas procurando o molde do Mjonir no Hlidskialf

Depois de Loki encontrar o local, já vemos ele, Fenris, Ulik e mais um monte de personagens mitológicos com nomes impronunciáveis vencendo Thor e seus amigos, e de quebra ainda conseguem esfolar o Mjonir usando seus próprios martelos forjados no molde da arma do deus do trovão.

Com todos achando que Thor foi morto, Loki continua recrutando Gigantes, Trolls e outros inimigos de Asgard para terminar de destruir a tudo e todos.

Ferido física e mentalmente, Thor parte em busca de aliados para tentar impedir que Loki destrua tudo e conhecimento acima do seu pai para impedir o Ragnarok.

Porque não gostei

Tudo que eu disse acima (exceto o último parágrafo) foi mostrado em um único dos seis capítulos. Teve retrospectiva, história de origem, e duas batalhas. Daí pra frente, Thor vai a Midgard buscar o Homem de Ferro e o Capitão América para ajudá-lo, ele leva os dois para seu mundo para enfrentar Loki e na sequência sem um bom motivo ele os manda de volta. Deve vender mais HQs quando os “Vingadores” estão presentes.

Além dessa participação gratuita, as edições seguintes adicionam muito pouco ou nada a história, ele cavalga e choraminga, encontra Loki e sua turma, eles lutam um pouco e vão embora, encontram alguns sobreviventes ou tem um flashback, lutam de novo e cada um segue seu rumo.

Thor mimimi - Thor Ragnarok 2004

E você aí achando que a Natalie Portman era o que estragava os filmes. Parece o He-Man nessa cena!

Quando a história parece que vai melhorar, com a participação do Bill Raio Beta, e depois Thor fazendo sacrifícios para conquistar o conhecimento do seu pai, a história incrivelmente começa a ruir de novo, ficando pior do que era antes.

Sério, costumo sempre considerar alguma coisa para não dizer que uma HQ é ruim, vide o Vingadores: Guerra Sem Fim que primeiramente eu achei decepcionante, mas esperei um tempo, li várias coisas e mudei minha visão sobre a história, mas nesse caso, desde o começo já prejudicado pela arte a história não empolga.

Zona Thor Ragnarok 2004

Consegue identificar o que está acontecendo?

A história é fraca (todo mundo com um martelinho), os personagens são fracos, a arte já estragou a história pra mim antes mesmo de ter apresentado alguma coisa, as soluções do roteiro são pífias, e o próprio ritmo é um saco, sendo as duas últimas edições totalmente ridículas de sem sentido.

Só explicar um pouco mais sobre meu desgosto com a arte Andrea Di Vito, que não costuma desenhar arcos completos, fez esse e infelizmente achei os quadros muito confusos, o que em Thor não pode acontecer por conta dos nomes escrotos da mitologia nórdica e também pela fonte duvidosa que eles usam nas histórias do deus do trovão.

Enfim

Não recomendo, o Ragnarok é uma história muito legal sem a Marvel por a mão, e deveria ficar melhor ainda nas mãos da editora. Muita coisa deu errado nessa série que desde o principio já tinha uns acontecimentos duvidosos que culminaram num fim tosco.

Vi gente por aí babando pela história, comparando com a jornada do Senhor dos Anéis… Respeito, gosto é gosto, mas comparar duas edições que ele passa cavalgando para lugar nenhum com uma das melhores histórias já contadas é demais. A “gangue do martelo” tocando o terror simplesmente porque tem martelos mágicos especiais? Chega (quem conhece o Paulo Antunes leia com a voz dele).

Personagens Thor Ragnarok 2004

Na boa, tanto desenhista bom por aí e a Marvel me publica um desenho desse?!

Para ser sincero tiveram dois trechos que eu gostei, a chegada épica do Bill Raio Beta (deu outro significado a chegada triunfal) e o Thor em busca de conhecimento no poço onde Odin sacrificou seu olho, fora isso a história vai variando o tempo todo entre média e ruim.

Mas é isso, acho que foi a primeira HQ da qual eu falo mal aqui, então desculpa se eu desabafei demais, mas era muita expectativa para algo tão fraco, se você já leu esse arco especifico, diga aí nos comentários se eu tenho mesmo razão e seu leu outro arco parecido sugira aí nos comentários também para ajudar o pessoal a ter uma base antes do filme.


Tags do post:


Close