BARONS

BARONS

Old Man Logan – E se os vilões vencessem?




Ah! Aquela violência gostosa e exagerada




Old Man Logan Cartaz

Nos últimos dias foi lançado o trailer de Logan, último filme de Hugh Jackman como o mutante Wolverine, a internet ficou maluca com a trilha sonora, a fotografia desolada, o visual do herói e a violência que nunca existiu nos X-Men dos cinemas (exceção recente ao Deadpool). E essa expectativa toda foi criada mesmo sem as pessoas conhecerem a base desse filme, a HQ – Old Man Logan.

Logan em Old Man Logan

Só de ver essa imagem, a música do trailer já começa a tocar

Quem já conhecia os acontecimentos da história ficou em estado de choque só pela possibilidade de ver um pouco da violência mostrada no arco das HQs.

Porém antes, um pouco do meu passado sofrido

Algo interessante dessa HQ pra mim, é que como um jovem garoto com grana curta, sempre comprei meus quadrinhos em sebos, então eu sempre busquei por histórias fechadas em uma única edição ou pacotes com o arco fechado, mas certa vez uma capa me enfeitiçou: “O dia em que os vilões venceram!”, quer um nome melhor que esse? Chegando em casa fui ver que era o 5º volume de Old Man Logan (O Velho Logan).

Capa vol 5 Old Man Logan

“O dia em que os vilões venceram”, como resistir a um titulo desses?

Fiquei tentado em ler, ainda mais depois de ver resuminho dos episódios anteriores na primeira página, e o mapa de como os EUA foram divididos entre os vilões. Mas não o fiz, não se começa a ler uma história que parece tão sensacional pelo final. Então guardei e esqueci…

Até o final de 2015, quando a Marvel lançou uma nova versão (a “antiga” é 2008, tá difícil mesmo criar algo novo…) como parte das Guerras Secretas, mas como eu acho esse “arco” da Marvel uma zona, acabei indo buscar a original mesmo, e tenho que dizer, dentre as histórias de universos paralelos, O Velho Logan está entre os top 3, fácil.

Agora sim, a história

Como eu citei acima, Old Man Logan foi criado em um conjunto de 8 volumes (eu tinha só 5°, que diga-se de passagem é um dos melhores trechos da história).

Ela não conta exatamente como os vilões chegaram ao poder, simplesmente em uma noite, os heróis foram todos vencidos ou sumiram, até Wolverine desapareceu, ninguém sabe se ele morreu ou se simplesmente chegou a conclusão que era inútil continuar lutando.

Mapa EUA de Old Man Logan

Mapa de como foi dividido os EUA, já com as alterações que aconteceram nos últimos 50 anos.

Fora dos “radares” da sociedade, ele começa a a viver uma vida pacata, porém difícil no campo, com uma esposa e um casal de filhos. Logan realmente abandonou Wolverine, nem mesmo seus filhos sabem do passado glorioso do pai, que já não usa suas garras desde o ocorrido. Agora 50 anos após a queda dos heróis seu maior problema é conseguir dinheiro e sustentar sua família honestamente e pagar o aluguel para a Gangue Hulk, grupo de vilões, netos de Bruce Banner que dominou a costa oeste americana, onde Logan vive agora.

Depois de vinte anos morando com a esposa na fazenda, Logan não tem mais de onde tirar essa grana e para a Gangue Hulk uma dívida não significa despejo, significa morte.

Gangue Hulk - Old Man Logan

A Gangue Hulk e sua nave herdada como espólio do Quarteto

Até que um dia, o Gavião Arqueiro, hoje somente um velho cego, procura por Wolverine para um trabalho – atravessar todo o país controlado pelos vilões, carregando uma carga valiosa por uma quantidade de dinheiro que faria Logan e sua família ter uma tranquilidade financeira pelo resto da vida, entretanto ele precisa de Wolverine como seu navegador e não Logan.

Sobre a história

Velho Logan, é uma “Road Trip”, misturando o drama de um personagem que passou a vida toda matando qualquer um que o desafiasse, o antigo “O melhor no que faz” agora se segura nas amarguras do passado, tentando se manter um pacifista, sem entrar em confusões, se esforçando para manter sua família segura e longe de qualquer violência.

Para quebrar um pouco desse clima deprê, a HQ traz de volta o Gavião, que já era “chato” antes, imagina agora, cego e tentando a todo o custo redespertar a fera dentro do Logan.

Como Logan nunca havia deixado a Califórnia depois do ocorrido, Barton serve também como um guia para os leitores, contando os acontecimentos durante a viagem, nos explicando mais sobre aquele universo, enquanto Logan vai tendo alguns flashbacks do dia que mudou tudo.

Então…

Só essa sinopse torna a HQ indispensável para qualquer fã de heróis conhecer, minha única reclamação é o tamanho, não que a história seja curta, mas assim como Dinastia M, muito mais poderia ser explorado, mas infelizmente “mundos paralelos” não ganham tanto espaço.

A história começa como um drama, passa para o um “road trip” quase Mad Max e termina como uma sequencia digna das melhores obras de Quentin Tarantino.

O importante é que, lendo qualquer trecho dessa HQ você percebe porque todo mundo odeia tanto a Fox pelos filmes dos X-Men e principalmente do Wolverine.

Logan submisso em Old Man Logan

Taí uma cena que não se vê todo dia, Logan de cabeça baixa sendo insultado

O cara é praticamente um animal, que passou pelas mais diversas experiencias durante a sua vida, para o abalar tem que ser algo realmente sério, e a história nos entrega isso, uma forte dor emocional sendo suprimida por 50 anos e a um pingo de transbordar e explodir…

A única ressalva que eu faço é: Não esqueça que Logan será produzido pela FOX, então ainda existe uma grande probabilidade de dar merda. A HQ com certeza criará uma expectativa extremamente alta que pode ser destruida por mais um filme mais ou menos.


Tags do post:


  • Depois do que aconteceu com o ultimo Quarteto (conseguiram um filme bom e estragaram na maldade), eu simplesmente não tenho mais nenhuma expectativa com nada que venha da FOX, pra dar uma força pra eles só assisti o primeiro trailer de Logan.
    Duvido MUITO que vai sair algo sensacional a altura da HQ desse filme, mas quem sabe né, Deadpool foi excelente e dá aquela esperança.

  • Puts já me recomendaram Escalpo antes, mas é muito difícil de encontrar para comprar, vou acabar procurando para ler online mesmo, se for tudo que dizem vai ter post aqui com certeza!