BARONS

BARONS

Dinastia M




Cuidado com o que você deseja, que pode virar realidade




Dinastia M

Dinastia M é uma mini-série lançada entre 2005/06 e une Vingadores, X-Men e vários outros heróis em busca de respostas sobre o que aconteceu com o seu mundo e qual a ligação da Feiticeira Escarlate com tudo que está acontecendo.
O diretor de Capitão América: Guerra Civil, descreveu exatamente a Feiticeira em entrevista sobre o filme, o poder da personagem é muito grande, e para existir uma história com ela presente, algum problema deve envolvê-la e seus poderes.
Assim como aconteceu com a Jean Grey no passado dos X-Men, agora Wanda é um problema potencial, mas ainda a tempo de ser contido, resta saber se esse é o certo a se fazer ou não.

INTRODUÇÃO

Na saga Vingadores – A Queda, nossa querida Feiticeira Escarlate ficou maluca e sem controle dos seus poderes e acabou matando o Visão, Gavião Arqueiro e o Homem Formiga, agora, seis meses depois, o professor Xavier tenta incessantemente que ela aceite o que aconteceu e se controle. Mas ele não vai tendo sucesso, na sua mente ela molda um mundo onde Visão ainda é seu marido e ela está dando à luz a seus filhos (que ela não pode ter).

Charles Xavier e Feiticeira Escarlate - Dinastia M

Wanda e seu mundinho

Enquanto isso os Vingadores e os X-Men se encontram em NY para decidir o que deve ser feito com ela, se o Xavier deve continuar “dopando” ela mentalmente até que um dia ela exploda e destrua tudo, se devem dar ao Doutor Estranho mais tempo para ele tentar descobrir uma saída ou então o sacrifício!
Em Genosha, desesperado Mercúrio se encontra com a irmã ainda dormindo e seu pai, Magneto, e pede ajuda pois um encontro entre Vingadores e X-Men só pode querer dizer morte para sua irmã.
Quando os heróis chegam a Genosha, a cama da Wanda está vazia e Xavier some também, Emma Frost consegue localizá-los em uma igreja próxima, quando chegam ao local, o sentido aranha do Peter aciona, mas tudo que eles veem é um forte clarão e depois tudo se apaga.

Mercurio e Magneto - Dinastia M

O drama de familia

Quando acorda, Peter está na sua casa sendo chamado pela sua esposa, não a Mary Jane, mas sim a (antes) falecida Gwen Stacy. A seguir vemos todos os outros heróis com vidas totalmente diferentes da que conhecíamos, sem ter qualquer ideia de que tudo aquilo está errado. Exceto pelo Wolverine, sua mente já foi tantas vezes apagada e lançada para o passado que ele continua se lembrando do que aconteceu em Genosha, e que a vida dele hoje como marido da Mística e líder de uma equipe da SHIELD não é real.
Nesse novo mundo, os mutantes são maioria e os humanos “normais” é que vivem escondidos e são discriminados. O mundo agora é o sonho que Magneto sempre teve, ele e os mutantes soberanos sobre os Sapiens como são chamados os humanos comuns. Em Hell’s Kitchen, a cidade dos sapiens, Luke Cage mantem um grupo de rebeldes que tenta acabar com a opressão mutante.

A SEGUIR

A partir de toda essa loucura, Wolverine tenta encontrar seus antigos amigos para contar a verdade sobre o que está acontecendo e conseguir ajuda para acabar com o domínio do Magneto sobre a sua filha e pôr um fim ao plano doentio do vilão.
No decorrer da história vemos heróis buscando vingança a todo custo pelo que foi feito, enquanto outros consideram que o mundo ficou muito melhor agora.

Time Wolverine SHIELD - Dinastia M

Equipe do Wolverine na SHIELD com Mistica, Groxo, Noturno e cia

POR QUE LER?

Particularmente Dinastia M das melhores minisséries que eu já li. A história contem vários questionamentos como quem tem o poder de decidir sobre vida de uma outra pessoa, se o que você deseja é algo bom só para você ou se seria algo bom para todos, e qual o peso das suas decisões para o futuro.
A HQ é bem clara mostrando que o plano do Magneto de dominação mutante, sempre foi totalmente plausível, já que mutantes, mesmo em menor número, são muito mais poderosos que os seres humanos normais, porém exatamente por esse poder eles não sofrem tanto quanto se os humanos fossem a minoria, já que eles não teriam como se defender da opressão mutante.

Velho Capitão America - Dinastia M

Se o Capitão América não tivesse ficado congelado

Outro ponto bastante destacado é a reação dos heróis ao se lembrarem da vida anterior, toda a dor e sofrimento que eles passaram, tudo em vão graças ao egoísmo de um homem, libera uma ira mortal em heróis que dias atrás acreditava ser uma atrocidade estarem discutindo se a Wanda deveria viver ou morrer como um animal.
X-Men sempre tiveram um forte papel social em suas histórias, em Programa de Extermínio vimos os mutantes sendo escravizados, aqui os mutantes estão em maior número e cometem os mesmos erros que eram cometidos contra eles quando eram a minoria. Além de mostrar que independente de que lado está o poder, sempre existem injustiças e preconceito, pior para o Luke Cage que independente do universo em que ele vive, sempre acaba sendo da minoria discriminada (na verdade Luke continuou em Hell’s Kitchen escondido e ajudando quem precisava, assim como o Stark continuou sendo bilionário…).
Somado tudo que já foi dito acima, a importância que essa história teve nos quadrinhos Marvel torna ela indispensável na prateleira de qualquer fã, aqui não tem universo paralelo, mente do Deadpool ou qualquer outra desculpa que costumam dar, o efeito do final dessa série, impactou diretamente nas histórias sobre mutantes dos anos seguintes, uma longa série foi baseada nos acontecimentos de Dinastia M e até hoje ainda temos menções ao que ocorreu naquele dia.


Tags do post:


Close