BARONS

BARONS

Evolve: Como fracassar com um jogo bom?!




Ensinamento básico, primeiro cliente e depois o lucro




Evolve cartaz

Evolve é um jogo lançado no inicio de 2015, que tem como grande diferencial o chamado “Multiplayer Assimétrico” já que diferente da maioria dos jogos onde as equipes adversárias precisam ter o mesmo número de membros para tornar a batalha justa, em Evolve as equipes sempre são 4×1, onde quatro jogadores controlam caçadores e um será o inimigo deles controlando um monstro.

Apesar da ideia parecer boa, uma caçada contra o tempo para evitar que o monstro evolua e se torne mais poderoso, enquanto a fera tenta se manter fora da vista dos inimigos para se alimentar e evoluir; gráficos belíssimos e ótimos trailers, o game já recebia criticas antes mesmo do lançamento.

As criticas

As primeiras reclamações foram a respeito do atraso no lançamento (alguns meses após a data anunciada), depois começaram a ser anunciados os itens adicionais como novas skins para armas e monstros e novos personagens jogáveis, já indicando que o valor pago no ato da compra do jogo seria só o começo.

Após o lançamento o que parecia ruim se tornou pior, a quantidade de itens pagos só crescia, poucas vezes um Season Pass parecia valer tanto a pena como em Evolve, mas aí os produtores deram mais um tapa na cara dos jogadores lançando um Season Pass que não incluía todos os lançamentos, além de no ano seguinte lançar um segundo Season Pass.

Esses absurdos de comprar um jogo que não parecia completo, já que havia mais conteúdo para comprar do que o disponível para quem só adquiriu a versão simples do game, foi o maior motivo para o ódio dos jogadores, porém não o único.

Evolve Monstro

Jogando com o Monstro

Não é fácil manter um jogo multiplayer equilibrado onde são 4×1, principalmente porque esses 4 devem jogar com estratégia, se um dos membros brincar/trollar/cochilar serão praticamente 30 minutos jogados fora para resto do seu time, já que as chances de vitória despencam. 

Mas esse não é o único problema do gameplay, em essência Evolve é um jogo de caça, não é tão simples alcançar seu objetivo (o monstro se alimentando) e nesse sentido a fidelidade com a realidade (se fosse algo real) acabou irritando muitos jogadores porque você pode ficar 20 minutos em um mapa e conseguir encontrar seu inimigo 3 ou 4 vezes, o que torna o jogo muito mais um game de exploração e corrida do que um shooter.

Sem falar em história, já que ela praticamente não existe. Pra mim esse foi o menor dos problemas já que normalmente ninguém se importa muito com história para jogar online, mas por mais interessante que seja a variedade de falas que os personagens tem antes do inicio de cada partida, dependendo de quais outros personagens estão no time, é um fato que é um conteúdo muito raso.

A tentativa de não deixar o game morrer

Por conta desses problemas e defeitos em julho de 2016 o jogo se tornou free-to-play nos pcs, perceberam que essa estratégia de vender o jogo várias vezes não funcionava mais e para um jogo baseado no multiplayer a pior coisa que pode acontecer são servidores vazios e, como cada vez menos pessoas jogavam, então a 2k resolveu liberar o download do jogo para todos e capitalizar apenas sobre os itens adicionais. 

Em outubro de 2016, aproximadamente um ano e meio após o seu lançamento, a desenvolvedora (Turtle Rock) anunciou que não daria mais suporte ao game, ou seja, nada mais de atualizações e conteúdo novo para ele.

Evolve Caçador

Jogando como Caçador

Então já que a partir daí o que viesse era lucro, enfim entraram na onda da Microsoft e decidiram dar a versão “completa” no programa ‘Games With Gold’.

Mesmo sendo um brinde, muito mais para aumentar o número de jogadores e não deixar o game morrer de vez, ainda temos várias skins pagas, só para não perder o costume.


Escolha entre personagens de Assalto, Armadilha, Suporte ou Cura, de preferencia consiga mais três amigos para que você possam usar da estratégia para vencer o monstro, ou escolha seu monstro favorito e toque o terror pelas florestas de Shear. Em um dos modos disponíveis: caça, resgate de civis, destruição de ninho, proteção de base… e divirta-se enquanto é tempo.

Enfim, Evolve é um jogo muito legal e tem uma competitividade e visual muito bons, infelizmente o game criou uma legião de haters pela estratégia de venda da sua produtora, além de alguns problemas de gameplay que são impossíveis de serem resolvidos já que dependem dos jogadores, mas vale muito a pena jogar principalmente com os amigos.


Tags do post:


Close