BARONS

BARONS

Conhecendo o Marvel Puzzle Quest




Para matar a saudade dos X-Men e Quarteto Fantastico




Marvel Puzzle Quest_cartaz

Um dos motivos pelo qual a Marvel faz tanto dinheiro e sucesso enquanto a DC fica para trás é a quantidade de conteúdo licenciado de cada uma delas.

Enquanto temos dois filmes Marvel por ano, temos também dezenas de games mobile (um para cada estilo de jogo, de pinball a luta), além dos jogos lego para consoles, séries animadas e curtas sobre seus personagens, tornando-os cada vez mais conhecidos.
A DC por algum motivo vai pelo caminho contrário, se abrirmos uma exceção para o Batman, a DC não libera seus personagens para praticamente nada, temos alguns longas de animação da Liga da Justiça, o Universo Cinematográfico começando, mas já tropeçando, filmes lego e nada de jogos.

E eu só disse tudo isso para explicar porque no site tem tanta coisa Marvel e tão pouco da DC. xD

SOBRE O JOGO
Gameplays Marvel Puzzle Quest

O jogo e os ataques dos personagens

Algumas pessoas podem conhecer a sua versão para consoles, que tem um visual um pouco melhor e um modo de jogo mais especifico para a plataforma, mas o jogo em si é o mesmo, uma espécie de Candy Crush de Super-heróis. Você vai fazendo as combinações de cores e acumulando essas cores para usar como ataques especiais dos seus personagens.

PERSONAGENS
ADQUIRINDO

Existem várias formas de se adquirir personagens, são elas:
#Ganhando completando missões, recebendo como prêmios ao alcançar certas pontuações.
#Trocando por fichas prateadas (mais fáceis de conseguir, dão personagens de 1 a 3 estrelas)
#Trocando por fichas de evento (são prêmios dos eventos e tem maior chance de dar personagens envolvidos no evento)
#Trocando por fichas do Deadpool
#Trocando por pontos de Comando (o mais difícil de conseguir, normalmente são dadas como prêmio vencendo a última fase de cada evento, a cada 20 você já pode trocar por um personagem especial de 4 ou 5 estrelas)

Comprando personagens Puzzle Quest

Ficha prateada/Pontos de Comando/Fichas de Evento

CLASSE

Cada personagem possui uma classe (de 1 a 5 estrelas) que não mudam, você só pode subir de nível e melhorar suas habilidades especiais. Alguns personagens possuem versões em mais de uma categoria, diferenciados por épocas, por exemplo o Magneto de 2 estrelas é baseado no Marvel Now, já a versão dele de 3 estrelas tem o visual clássico.

Magneto Puzzle Quest

Magneto 2 e 3 estrelas

HABILIDADES

Cada personagem pode ter 3 skills, cada uma representada por uma cor que você precisará acumular durante as batalhas para usá-la.
Quando você recebe um personagem (seja ganhando ou comprando) na verdade você está recebendo uma habilidade, se você não tinha o personagem, ele é liberado com essa skill, se você já tinha o personagem, mas não tinha a skill, ela é liberada, se você já tinha essa habilidade, ela subirá de nível, dando mais dano ou outros poderes (até o nível máximo 5 ou um total de 13 habilidades por personagem).

Homem de Ferro Skills Puzzle Quest

As três cartas do Homem de Ferro nvl 1

MODOS DE JOGO

Temos 3 modos de jogo distintos:

PROLOGO

É uma introdução ao jogo para os players conseguirem seus primeiros personagens e se habituarem com o game.

HISTÓRIA

Nesse modo a cada semana temos um evento diferente, onde alguns personagens que fazem parte da história (semanal) ganham um fortalecimento nos seus stats, com prêmios pela pontuação diária e a soma de tudo no final da semana.
Esses eventos possuem diferentes tipos de fases a cada semana:
#Todas as fases são fáceis, mas a cada vez que ela é completada o nível dos inimigos sobem.
#As primeiras fases são fáceis e as últimas muito difíceis.
#Apenas alguns personagens específicos podem ser usados.

Além dos eventos, temos as missões diárias do Deadpool, em que cada fase tem suas restrições e a cada dia premiam com um personagem diferente de 3 estrelas.

VERSUS

Assim como no modo história temos eventos semanais, com o bônus nos stats dos personagens do evento. Nesse modo você enfrenta times de outros jogadores, não é em tempo real como nos consoles, você tem três opções de jogadores para enfrentar, baseados na sua classificação e luta contra o time gerado com os personagens mais fortes dele.

PORQUE JOGAR

Sem dúvidas a quantidade de personagens é o maior diferencial e ponto forte do game. Diferente de todos os outros jogos da Marvel que eu joguei nos últimos anos, Puzzle Quest possui os X-Men e o Quarteto Fantástico. Então o grande acervo, com os heróis e vilões que outros jogos também têm (Venom, Duende Verde, Hulkbuster, Demolidor…), temos alguns menos conhecidos como o Sentinela, Howard o Pato e Ares, além de vários X-Men (de Tempestade, Ciclope e Prof. Xavier, até Daken, Fênix Negra e Velho Logan), e o Quarteto Fantástico e Surfista Prateado.

O sistema de pontuações ajuda muito a manter os jogadores animados com o jogo, a cada certa quantia de pontos o jogador recebe um prêmio, que pode ser fichas para liberar personagens, moedas premium, personagens específicos…

Eventos com os seus personagens. Nada melhor em um jogo do que o gosto da vitória, então participar de um evento onde seus personagens mais fortes estão ainda mais poderosos anima muito.

Cada evento tem sua historinha própria contando o que está acontecendo com diálogo entre os personagens, é bem maneiro conhecer outros personagens ou as piadinhas do Homem Aranha e Deadpool.

PORQUE NÃO JOGAR

Tenho que admitir que as vezes me pergunto porque ainda jogo ele, o tutorial é longo é extremamente chato, gasta uma quantidade considerável de bateria, e possuem um sistema que dificulta a vida de quem não quer gastar dinheiro real no jogo.

O problema para quem não quer gastar dinheiro é que seu inventário de personagens é extremamente limitado e a única forma de aumentá-lo é com moedas premium, que o jogo até te dá se você completar algumas missões, mas sempre em pequena quantidade, e não tem nada mais frustrante que você ter que excluir um personagem que você já investiu para abrir espaço para um novo com mais potencial.

Inventario Puzzle Quest

Personagens que podem ser usados 28/28, preço para liberar mais uma vaga, inventario temporario

Como mostrado na imagem acima, eu tinha 28 vagas (todas ocupadas), a cada novo espaço liberado mais caro é para abrir o próximo, no meu caso estava custando 400 moedas, que seria equivalente a R$ 12,00, ou concluir várias missões para conseguir isso de graça. O grande problema é que enquanto você acumula as moedas você vai recebendo novos personagens e se eles não entrarem no time dentro de certo tempo você perde a carta, então muitas vezes será necessário abrir mão de outro personagem útil para ficar com o novo.

Por fim, algo que deve incomodar muita gente é que jogo não é traduzido, é totalmente em inglês, então se por um lado as histórias são interessantes, o problema é que não estão no nosso idioma.


Eu recomendo que todo mundo jogue pelo menos uma semaninha para ver se atrai ou não. Se você já gosta desse tipo de jogo (jewels) a fusão dele com super-heróis é muito atraente, principalmente pela quantidade de personagens (mesmo que tenha que abrir mão de vários). Já faz um tempo que eu jogo, mas como eu disse as vezes me pergunto o porquê.

Quem já jogou deixe aí nos comentários ou nas nossas redes sociais e se o pessoal gostar nós lançaremos outros posts com mais detalhes e dicas do jogo. Abraços.


Tags do post:


  • João Ramon

    Eu jogo a mais de mil dias, completamente viciado. Nunca gastei um centavo nele. Porém concordo com tudo dito acima, o jogo em si é pay for win, mas dá pra jogar sim.

    • Verdade, também nunca gastei nada e posso dizer que demora um pouco pra embalar e conseguir ficar forte, mas depois que embala é só alegria ^^
      Pena ter que abrir mão de alguns personagens por falta de espaço…

Close