BARONS

BARONS

X-Men Apocalipse




Bryan Singer dá um rumo e diz adeus (novamente) a franquia




X-Men Apocalipse_cartaz

2016 é o ano das equipes de super-heróis e é claro que os X-Men não poderiam ficar de fora.

Os X-Men vão sumindo aos poucos das bancas e jogos, já que a FOX detém os direitos cinematográficos da equipe, a Marvel vem deixando os heróis mutantes de fora de outros produtos, tentando, de certa forma, substituí-los pelos Inumanos, que são basicamente a mesma coisa (pessoas com poderes diversos), porém com uma história diferente. O problema dos Inumanos é que eles não têm o background, a nostalgia e nem o peso social que os X-Men tem.

Apesar da FOX receber uma pressão enorme para devolver os direitos dos seus super-heróis para a Marvel, principalmente pelas falhas grotescas com Quarteto Fantástico e Wolverine, eles devem ter a nossa gratidão pelo menos por terem estreado os super-heróis no cinema (de forma decente pelo menos), então para não repetir os erros do passado Bryan Singer volta para dirigir X-Men: Apocalipse e repetir os acertos do passado.

Apocalipse e seus Cavaleiros - X-Men Apocalipse

Apocalipse e seus Cavaleiros no belo Egito

Singer dirigiu os primeiros dois X-Men numa época em que não havia um parâmetro de sucesso para ser seguido, e quando abandonou a direção para o terceiro e “último” filme, vimos que deram uma capotada na franquia, então ele retornou para botar ordem na casa em Primeira Classe e dar um novo rumo a série. Ou seja, ele iniciou algo bom, quando ele saiu, perderam a mão então ele voltou e começou de novo, e agora se despede novamente da franquia já deixando já tudo apontado, deixando pelo menos dois arcos já iniciados para se tudo der certo a franquia fazer sucesso por vários anos ainda.

Mas falando sobre o filme, daqui pra frente o texto terá SPOILERS já que esse post demorou para sair, então com exceção dos japoneses (no Japão o filme só estreia em agosto) todo mundo já deve ter assistido (se você chegou até aqui e ainda não assistiu, corre atrás porque é um baita filme!).

Os problemas

Por que começar com os problemas? Por um acaso temos um hater aqui??
Nada disso, é que os problemas são poucos e eu tenho uma dúvida se é problema ou eu sou o problema… Mas boa parte deles envolvem o vilão.

Então comecemos com a caracterização do Apocalipse, me incomodou, e não estou comparando com os quadrinhos ou Power Rangers não. Eu só conhecia o Apocalipse de vista, nunca li e nem assisti nada com o personagem, mas aquela pele sempre molhada me intrigou, e sua movimentação meio travada me deixou aquela sensação de que poderia ter ficado melhor e quanto a seu relacionamento com os outros mutantes, acho que o Oscar Isaac exagerou um pouco nos olhares, a todo momento ele pareceu mais um aliciador do que um pai.

Apocalipse - X-Men Apocalipse

De longe ele é muito maneiro, mas cada vez que a câmera foca nele…

Ainda sobre o vilão eu achei bem caído o poder dele de aprender tudo pela TV, acho que tinham maneiras muito melhores de mostrar ele conhecendo o mundo, e uma delas seria a partir da mente de alguém e não no modo Ultron, fazendo download de tudo.

E já que falei em entrar na mente, pelo que eu entendi, ele invadiu o Cérebro e a partir da máquina ele entrou na mente do professor? Então ele tem mesmo o poder de invadir equipamentos eletrônicos (como a TV)? Mesmo o vilão estando adormecido a milhares de anos, época em que a tecnologia se resumia a “barbeadores” e papel? Ou tudo se explica com Alienígenas do Passado e pronto? Quem tiver uma boa resposta, me explique por favor.

Os acertos

Primeiro eu não posso deixar de falar do Magneto do Fassbender e o Xavier do McAvoy, os caras atuando juntos é coisa de Oscar.
O Magneto já tinha todos os motivos para ser um vilão, mas depois desse filme, até eu entrei no time dele. Tirando a parte do “Everything they’ve built, will fall!” (Tudo que eles construíram, cairá!), eles não fizeram nada muito ruim, na verdade terminaram de destruir Auschwitz e ainda eliminaram todas as armas nucleares do planeta! Sou #TimeMagneto! (Tirando o fato que se ele existisse, ele me odiaria por eu não ser mutante).

Magneto - X-Men Apocalipse

Poderoso mesmo no filme é o Magneto

Para quem achava que o Magneto era extremamente poderoso por ter erguido e passeado com um estádio inteiro pela cidade no filme anterior, o que dizer agora que ele ganhou um boost do Apocalipse e pode controlar o metal até do interior da Terra… E acabou se tornando o destruidor de tudo, imagem que qualquer um que assistiu aos trailers dizia que era o Apocalipse.

Outra coisa, o pessoal da FOX não teve dó da classificação indicativa do filme e ainda conseguiu manter em 12 anos, temos de decapitações até pessoas sendo dobradas como um origami, ossos saltando para fora e até manchas de sangue. Sem falar que eu poderia ter assistido um filme todo só com os mutantes do antigo Egito, capricharam bem nos poderes deles.

O Mercúrio, é uma sacanagem, eles devem ter uma equipe só para bolar qual será a cena dele nos filmes, vai desde o momento em que ela acontece, e como ela acontece, até a trilha sonora, tudo praticamente perfeito. E para quem imaginava que ele não poderia participar ativamente de um filme por ser muito “apelão” (eu), ainda conseguiram fazer ele participar bem mais do que o imaginado, deixando ainda mais evidente o carisma sobrenatural do Evan Peters.

Mistica e Mercurio - X-Men Apocalipse

Mistica e Mercurio

E não posso falar de acertos sem citar o Kurt/Noturno. Apareceu como um cara assustado e inocente, criado como um bicho num circo por ser diferente e jogado numa jaula para brigar com outros mutantes, para encontrar uma casa, fazer amigos, assistir Star Wars, e no final ter salvo todo mundo pelo menos 2 vezes. Estão enchendo a bola para um filme solo da mística, mas eu voto por um filme solo do Noturno.

A sacanagem

A Psylocke é realmente muito egoísta hein, indicar o Anjo para ser um dos cavaleiros é querer aparecer mesmo né?! A mutação do cara é ter asas!!
Imagine a cena: “Preciso de 4 dos mais poderosos mutantes para a minha equipe”.
-Ok, você já tinha a moça que controla o tempo (ventos, raios…), temos uma telepata que cria armas psíquicas para si, mais para a frente teremos um cara que manipula metais e para fechar o time?? Ah, conheço um cara que tem asas e batia nuns mutantes aleatórios, mas acabou tomando uma surra de um moleque de circo e ficou depressivo.
-Beleza, é esse mesmo! Fechou então!
Não é à toa que ele é derrotado no final!

Anjo - X-Men Apocalipse

Eu sei que nos quadrinhos ele é um dos cavaleiros originais!

Enfim…

Concluindo, é engraçado como esse filme tem tão poucos defeitos e mesmo assim não é tão épico (no sentido de memorável), esse ano mesmo, a maioria dos filmes que eu gostei mais do que esse, tem mais problemas que ele. É um filme interessante, divertido, mas também muito cerebral. Já disse antes, mas vale repetir X-Men é MUITO mais que pessoas com poderes lutando, na verdade as brigas são uma consequência de sobrevivência para eles e quanto a isso Bryan Singer mita.

A história é boa, o jeito como as coisas se desenrolaram também e o desfecho ficou bem melhor do que eu havia imaginado, mesmo tendo se alongado um pouquinho. Já aproveitaram e introduziram a Arma X e Fênix Negra de uma maneira que encaixou sem precisar inventar nada na história, a participação do Wolverine, aliás, foi muito boa para o desenrolar da trama, mesmo eu não tendo gostado muito da cena de ação, um pouco pela quantidade de tiros dados e um pouco porque acho que desacostumei de ver o Wolverine animal, ele tem sua importância.

A equipe nova também tem muito futuro, todos já conhecemos o talento da nossa querida Sansa (Sophie Turner), no nosso post sobre Como Sobreviver a um Ataque Zumbi já tínhamos falado um pouco da atuação discreta de Tye Sheridan, mas ele lidou bem com a responsabilidade de nos fazer esquecer do antigo Ciclope e foi muito bem, e claro o Noturno que já falei acima também teve grande importância no longa, só quem ficou esquecida na história foi a Jubileu, que começou fazendo parte do grupo de amigos e depois foi deixada para trás, mas dos males, o menor.

Jean, Noturno e Ciclope - X-Men Apocalipse

Esse novo trio tem futuro

Enfim, curti muito o filme, trouxe um drama construtivo (diferente do BvS), mesmo não sendo tão memorável, cada novo ator e atriz que entra na franquia da conta do recado em substituir os antigos, e vai tornando cada vez mais essa nova fase algo independente da antiga trilogia. Só aguardo a FOX fazer um planejamento decente e divulgar um calendário com os próximos filmes como a DC e Marvel.


Tags do post:


Close