BARONS

BARONS

Os Oito Odiados




Ninguem odeia Quentin Tarantino




Cartaz Os Oito Odiados

O oitavo filme de Quentin Tarantino, e como ele gosta desse tipo de brincadeira, o filme não fala de sete e nem nove odiados mas claro que oito, Os Oito Odiados. Segue a sinopse, mas se você ainda não assistiu o filme, está perdendo tempo aqui lendo isso por quê?

SINOPSE

O caçador de recompensas John Ruth (Kurt Russell), está levando sua prisioneira Daisy Domergue (Jennifer Jason Leigh), para Red Rock, onde ela será enforcada. O.B. (James Parks), o motorista da diligência avista um homem sentado sobre 3 cadáveres, o homem se identifica como o Major Marquis Warren (Samuel L. Jackson) que está levando os 3 cadáveres para trocar por uma recompensa também em Red Rock e precisa de uma carona, mais a frente se juntam a eles o novo Xerife de Red Rock, Chris Mannix (Walton Goggins), mas impedidos de seguir viagem devido a uma forte tempestade de neve, eles param em uma estalagem onde terão de passar os próximos dias confinados com outros 4 homens que já estavam lá. Quanto mais os personagens conhecem os outros, mais perto eles ficam de um conflito sangrento.

John Ruth e Daisy Domergue Os Oito Odiados

Kurt Russell e Jennifer Jason Leigh

QUENTIN TARANTINO

Antes de falar do filme em si, Tarantino merece ter seu saco puxado primeiro. Deus queira que ele não cumpra sua promessa de parar nos 10 filmes.
Ele talvez seja o único diretor que eu reconheça seu trabalho em duas linhas de dialogo ou em apenas um tiro acertado. É um cara singular, com filmes que seguem estruturas próprias e que são diferentes de tudo o que é feito em Hollywood.
A mente desse cara deve ser uma zona inimaginável, e não uma zona de putaria como a do Seth Rogen, mas uma zona loucura mesmo, uma bagunça violenta total. Todos seus filmes tem algo que saia do comum de forma a deixar o espectador maluco assistindo, historias contadas de uma forma não linear, um narrador que aparece no meio do filme, além da sua violência toda própria, os diálogos com um sarcasmo incrível e suas discussões sobre preconceito fortes mas que não quebram a fluidez do filme.
Acho que Tarantino merece um post próprio pois um tópico é muito pouco para ele, por ora é isso, ele é o top dos tops e eu assistirei qualquer coisa que ele fizer, sempre.

O FILME

O filme é uma espécie de Cães de Aluguel do velho oeste, a maior diferença é que aqui todos são “desconhecidos” entre si, e não estão naquele lugar pelo mesmo objetivo e sim por uma coincidência, o que torna a situação ainda mais perfeita para os diálogos de Tarantino.
O mistério é mantido pelo filme todo e mesmo depois de tudo explicado ainda temos questões e surpresas pela frente.
A “taberna” possui uma história própria, além de ser o cenário de 90% do filme, seus móveis e itens presentes no local contam um pouco mais da rotina de lá.

Oswaldo Mobray e Chris Mannix Os Oito Odiados

Tim Roth e Walton Goggins

OS PERSONAGENS

Se não todos (generalizar nunca é a solução), mas a maioria dos filmes do Tarantino tem muita violência, porém não é aquele tiroteio desenfreado, ele consegue dar vida a todos os personagens, são filmes com história onde a violência acaba sendo uma consequência da trama.
Aqui por serem 8 personagens “principais” é claro que nem todos ganham tempo suficiente para terem relevância e um background completo, na verdade por todos esconderem segredos acaba que apenas alguns sejam explorados, é o caso do Carrasco interpretado por Tim Roth, mas que nos primeiros momentos imaginei ser o Christoph Waltz, ele tem todo aquele o jeito formal de falar que sempre parece que esconde algo. Depois de tanto tempo sem trabalhar num filme de Tarantino, posso dizer que ele voltou em ótima forma.
Outro personagem que rouba a cena é a prisioneira e centro da história Daisy Domergue interpretada por Jennifer Jason Leigh, totalmente surtada e maluca, e quando temos um personagem com essas características somadas ao texto do Tarantino é sinônimo de muita besteira pela frente.
Todos os 8 personagens apresentados inicialmente tem sua importância na trama, além das interpretações do Roth e da Leigh já citados, dos outros 6 os personagens, O.B. (James Parks), Joe Gage (Michael Madsen) são os que tem menos falas então não há muito o que explorar aqui, dentre os outros Kurt Russell é certamente o melhor, é aquele personagem que impõe respeito sobre os outros, já quando se fala em Walton Goggins eu já penso no vilão maluco/excêntrico mas dessa vez ele é a lei, ou pelo menos tenta convencer a todos disso, é inicialmente o antagonista, mas mostra que como todos os outros ele tem seus próprios interesses e seus atos são baseados nisso.

Para fechar tenho que falar sobre o cara, Samuel L. Jackson, 6º filme que ele participa com Tarantino, e a verdade é que são nesses filmes onde ele realmente brilha, pode ser que os personagens são melhores ou apenas a liberdade que o diretor dá para ele faça essa diferença mas assim como em Pulp Fiction ele está extraordinário, é um personagem negro (claro) sitiado em um “território hostil” e tem que lidar com isso, usando a sua inteligência, sua moral e violência as vezes. Major Marquis Warren para mim está no Top 5 de melhores personagens de Samuel L. Jackson fácil.

Marquis Warren Os Oito Odiados

Samuel L. Jackson é o Major Marquis Warren

ENTÃO

Filme do Tarantino, é que você precisa saber se está na duvida se deve ou não assistir, cheio de diálogos inacreditáveis, toda uma discussão sobre racismo e preconceito e é claro a dose clássica de violência que não poderia deixar de ter.
O diretor segue com com suas técnicas não-ortodoxas de cinema, além de dividir em capítulos o filme, ele introduz um flashback e uma narração do nada para mudar nossas expectativas quando estamos prestes a descobrir todo o mistério da história.
Não é o melhor filme do Tarantino, até porque é praticamente impossível decidir qual o melhor filme dele, mas com certeza ele mantém a qualidade das suas outras obras e isso já é mais que suficiente para estar entre os melhores filmes do ano.

ELENCO PRINCIPAL

Samuel L. Jackson – Major Marquis Warren
Kurt Russell – John Ruth
Jennifer Jason Leigh – Daisy Domergue
Walton Goggins – Sheriff Chris Mannix
Demián Bichir – Bob
Tim Roth – Oswaldo Mobray
Michael Madsen – Joe Gage
Bruce Dern – General Sandy Smithers
James Parks – O.B Jackson
Dana Gourrier – Minnie Mink
Channing Tatum – Jody

Quentin Tarantino – DIRETOR/ROTEIRISTA/NARRADOR



Close