BARONS

BARONS

Os melhores plot-twists do cinema – Parte I




Filmes com cenas de explodir a cabeça




Clube da Luta_cartaz

Plot Twist (ou reviravolta na história numa tradução porca) é um recurso que roteiristas e diretores usam, contando uma história e no meio ou final do filme mudando totalmente a visão do espectador.

Existem mais de 10 tipos diferentes de twists, o grande desafio para os roteiristas é criar uma mudança chocante e inesperada, já os diretores tem a missão de criar um suspense e preparar o terreno para apresentar essa virada e se possível dar pistas sobre o que vai acontecer (mesmo que seja praticamente imperceptível ao espectador).

Supernatural Whaaat

Whaaaaat

Vamos então listar aqui ALGUNS dos melhores twists do cinema, como já dissemos existem muitos fatores que tornam uma virada boa ou ruim, se você recebe um spoiler o filme perde totalmente a “magia”, então recomendamos fortemente que se algum filme da lista não foi assistido ainda, busquem assistir, antes de ver qual é o twist.


A Orfã (Orphan, 2009)
Enredo

Uma mãe alcoólatra e traumatizada pela morte de seu bebê durante o parto e um pai infiel decidem adotar uma criança para compensar sua perda e fazer companhia aos outros 2 filhos da família. Num convento eles se identificam com uma garotinha de 9 anos que sobreviveu a um incêndio na Rússia que matou seus pais. Com o passar do tempo “acidentes” começam a acontecer com os dois irmãos e outras pessoas que se relacionam com a família e a mãe começa a desconfiar de sua nova filha.

Tipo de Twist

Identidade/Personalidade do personagem

O Plot Twist

A garotinha é na verdade uma adulta assassina maluca. Ela já tem 33 anos e sofre de uma doença hormonal que mantêm seu corpo como de uma criança. De acordo com um hospital psiquiátrico que ela foi internada na Estônia a “garota” já havia vivido em diversas famílias que morreram em acidentes onde somente ela sobrevivera.


As duas faces de um crime (Primal Fear, 1996)
Enredo

Após um arcebispo ser morto com 78 facadas, um dos seus coroinhas é preso com a roupa ensanguentada e a mídia fica em polvorosa com o acontecimento, o que chama atenção de um advogado que se oferece para defender o rapaz (principalmente pela fama ao conseguir vencer). No começo o garoto diz ao advogado que havia outra pessoa no local, mas ele ficou desacordado e não viu nada. O advogado acredita, mas com o tempo começa a desconfiar da sanidade e inocência do seu cliente.

Sobre o filme

Primeiro filme de Edward Norton e já lhe rendeu indicação ao Oscar de Melhor Ator.

Tipo de Twist

Identidade/Personalidade do personagem

O Plot Twist

Na verdade aqui temos pelo menos duas surpresas. Primeiro o garoto com olhar assustado realmente matou o arcebispo daquela forma (mesmo que a vitima não seja tão inocente [também é meio chocante]) por conta de uma dupla personalidade, o rapaz realmente não tem o perfil de quem cometeria um ato desse. E no final quando tudo já parecia resolvido o garoto confessa ao advogado que ele não tinha dupla personalidade, apenas inventou um personagem bonzinho para se livrar da cadeia.


Os Outros (The Others, 2001)
Enredo

Durante a 2ª Guerra Mundial, uma mãe se muda com seus dois filhos, para uma mansão isolada, a fim de esperar que seu marido retorne do confronto. Na casa, uma série de acontecimentos estranhos começam a acontecer, sua filha diz enxergar outras pessoas na casa, mas a mãe religiosa não acredita.

Tipo de Twist

Identidade/Personalidade do personagem

O Plot Twist

A história fica ainda mais estranha quando os novos empregados da família começam a fazer comentários sobre morte e a ignorar regras vitais da casa (as crianças tem uma doença que os impede de receber a luz do sol). Até que durante uma noite as crianças saem de casa e esbarram em sepulturas, com os nomes dos empregados! Depois os “fantasmas” da casa fazem um sessão espirita e revelam para a família, que os 3 é que estão mortos, eles são os fantasmas que não deixaram a casa, como uma das empregadas havia previsto a mãe se descontrola ao lembrar que na verdade ela matou as crianças e depois se matou e começa a jogar tudo para cima (os vivos só veem o as coisas voando e balançando), assustados eles vão embora e os fantasmas ficam.


Oldboy: Dias de Vingança (Oldboy, 2013)
Enredo

Um cheio homem de defeitos e problemas desmaia na rua, quando acorda em um quarto, descobre que está trancado. Lá ele passa os próximos 20 anos, sem saber quem o sequestrou, ou porque ele está lá. O única ligação com o mundo exterior é a mesma comida chinesa de todo dia e uma televisão, e é por ela que ele descobre que sua ex-esposa foi assassinada, e ele é o principal suspeito. Depois de tantos anos preso ele começa a se preparar para a vingança, até que um dia, ele desmaia e acorda dentro de uma mala fora do cativeiro. Com a ajuda de uma assistente social que ele encontra próxima ao campo onde ele foi liberado, ele sai em busca de vingança e descobrir toda a verdade, salvar a vida da sua filha e provar sua inocência.

Sobre o filme

Aqui estamos citando a versão americana, lançada 10 anos depois da original Sul-Coreana, por quê? Só assistimos o remake, quem assistiu as duas obras diz que a original é muito melhor, mas tenha certeza que a versão Hollywoodiana é incrível e um dos melhores filmes que já assisti.

Tipo de Twist

Identidade/Personalidade do personagem

O Plot Twist

O terceiro ato do filme é uma revelação atrás da outra.
Por ser um alcoólatra problemático, a gente imagina que esse seja o motivo do seu carcere, ele irritou algum cliente ou o marido de alguém. Mas a o motivo está muito mais no passado, na época de escola o protagonista flagrou uma garota fazendo sexo com o próprio pai durante uma festa e espalhou (ele nem sabia que era pai dela). O “vilão” explica que ele, pai, mãe e irmã tinham um amor “especial” mas que o mundo não entendia, então por causa da humilhação, o pai matou a irmã e mãe, achou ter matado ele e depois se matou, porém ele acabou sobrevivendo para se vingar… Mas o plano real do vilão não era simplesmente manter o protagonista 20 anos preso, culpá-lo pela morte da esposa e não ter a chance de cuidar da sua filha. Bom, para resumir tudo, a filha dele na verdade nunca esteve em perigo e era apenas uma atriz que se apresentava na tv que ficava no seu quarto, sua filha mesmo era a assistente social que o acompanhou durante toda sua vingança e por quem ele se apaixonou, e não só se apaixonaram, como transaram em um quarto que estava sendo filmado pelo vilão, que acaba exibindo o video para o protagonista após contar toda a verdade, para que ele se sentisse como ele se sentiu a 20 anos atrás. O protagonista pede para morrer, mas depois escreve uma carta para sua filha e se “interna” novamente no cativeiro para passar o resto dos seus dias pagando pelo seu ato.


Seven – Os Sete Crimes Capitais (Se7en, 1995)
Enredo

Dois policiais, o novato Mills, e Somerset que está prestes a se aposentar, ficam encarregados de encontrar um assassino em série que mata suas vitimas de acordo com cada um dos pecados capitais.

Sobre o filme

As surpresas desse filme já começa quanto ao elenco, durante a divulgação em nenhum momento o nome de Kevin Spacey é citado, então a primeira surpresa do filme é ele entrando todo ensanguentado na delegacia como John Doe, o vilão da história.
Pessoalmente eu vi o final chocante chegando, mas mesmo sem tanta surpresa eu não acreditei que um diretor teria coragem de fazer uma sacanagem dessa com o protagonista, passei todo o restante do filme de boca aberta e perplexo.

Tipo de Twist

Final chocante

O Plot Twist

O assassino já havia matado 5 vitimas, mas misteriosamente se entrega faltando 2 para completar seu ciclo. Ele diz aos policiais que pode levá-los as outras duas vitimas e confessar tudo se eles seguirem suas instruções, senão ele alega insanidade e não vai para a cadeia. Eles aceitam e em uma viatura os 3 vão a uma especie de fazenda remota, ao chegar lá, uma van de entregas chega e diz que tem uma entrega agendada, Somerset recebe uma caixa do entregador, enquanto Mills toma conta do assassino, que vai provocando o jovem policial. Ao abrir a caixa Somerset se desespera ao ver a cabeça da esposa do parceiro e manda que Mills solte a arma e não ouvir o que o vilão dizer, mas o assassino continua provocando o policial e revela que o sexto pecado foi a morte da esposa dele por causa da inveja que ele sentia da vida feliz que Mills levava com sua esposa, então só resta a ira, que ele planejou que seria o Mills o matando, Somerset tenta convencer Mills a largar a arma e fazer o que é correto, Mills se segura até o momento em que o assassino revela que a esposa dele estava gravida (ele ainda não sabia), nesse momento a ira desperta em Mills e o policial descarrega a arma no vilão, fechando assim o ciclo planejado pelo psicopata.


A Ilha do Medo (Shutter Island, 2010)
Enredo

Um inspetor vai até uma ilha que onde fica um presidio/hospital psiquiátrico, para investigar o desaparecimento de uma paciente. Com o decorrer das investigações ele vai descobrindo que o hospital utiliza métodos chocantes com seus pacientes e tem que lidar com a resistência dos médicos em lhe fornecer os arquivos que ele precisa. Até que depois da passagem de um furacão, a ilha fica sem comunicação com o mundo externo e torna a situação ainda mais insustentável.

Sobre o filme

O melhor twist é aquele que te da pistas antes sobre o que está realmente acontecendo, mesmo que você não as identifique a primeira vista e Martin Scorsese faz um trabalho maravilhoso nesse filme, quando você assiste pela segunda vez, a sua visão é totalmente diferente.

Tipo de Twist

História contada de uma perspectiva diferente da real

O Plot Twist

Na verdade o protagonista é um dos pacientes da ilha, ele enlouqueceu depois que sua esposa matou seus 3 filhos e ele a matou ao descobrir, e toda a história não passa de uma ultima tentativa de curar o rapaz, fazendo ele viver aquela história e aceitar a verdade, caso não dê certo ele será lobotomizado. O filme ainda deixa o espectador se perguntando se no final o personagem realmente não foi curado ou se foi e quis ser lobotomizado para esquecer do passado.


Amnésia (Memento, 2000)
Enredo

O filme conta a história de Leonard, que depois de um assalto bandidos matam sua esposa e o deixam a beira da morte (ele diz que eram dois, a policia diz que era apenas um), porém ele sobrevive mas adquire um tipo de amnesia que o impede de lembrar do que aconteceu exatamente naquele dia e coisas do seu passado recente. Então em busca de vingança ele vai tatuando e fotografando as pistas que ele encontra, na busca do bandido que escapou (o outro ele matou durante o assalto).

Sobre o filme

Primeiro filme de grande orçamento de Christopher Nolan, que adora histórias não lineares e complexas, tanto que até o enredo é difícil de explicar.

Tipo de Twist

História exibida fora da ordem cronológica

O Plot Twist

Mais um filme que faz o espectador pensar bastante no que aconteceu afinal. A versão resumida é que primeiro, a esposa dele não foi morta no ataque do bandido e sim depois por conta de uma superdosagem de insulina, que ele esqueceu que já tinha aplicado. E segundo, o “assassino” que ele tanto busca, é aquele que ele mesmo já havia matado, o problema é que ele se recusa a aceitar a morte da esposa e por isso continua sua busca por vingança e acaba transformando outras pessoas em alvo.


O Grande Truque (The Prestige, 2006)
Enredo

Durante o século XIX. Dois mágicos Robert Angier e Alfred Borden por anos rivalizam sobre quem é o melhor. Em certo momento eles começam a sabotar os truques um dos outros. Até que Alfred apresenta uma mágica em que ele se teletransporta de um lugar a outro e Robert logo tenta apresentar o mesmo truque, mas fica obcecado em descobrir seu rival consegue realizá-la.

Sobre o filme

Mais um filme de Nolan para nossa lista, criando um embate épico de Batman vs Wolverine (Christian Bale vs Hugh Jackman).

Tipo de Twist

Flashbacks ou revelações do passado revelam reais motivos da história

O Plot Twist

O grande truque, como o nome br diz, é que Robert só tem sucesso quando consegue uma maquina de clonagem criada por Nicola Tesla e a cada vez que ele realiza o truque um clone seu morre. Já a Alfred usa seu assistente, que na verdade é seu irmão gêmeo (eles se revesam em ser Alfred, tanto no profissional como no pessoal (O loko bixo!)).


Clube da Luta (Fight Club, 1999)
Enredo

Mesmo tendo uma vida boa, Jack está cada vez mais depressivo e com crises de insônia, até que ele conhece Tyler, um misterioso vendedor de sabão, que propõe um “Clube da Luta” para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais. Porem a relação dos dois começa a ser abalada quando Jack acha que o clube já foi longe demais.

Sobre o filme

Segundo de três filmes de David Fincher na nossa lista (Se7en e Garota Exemplar). Clube da Luta é muito mais que o nome aparenta, ele trata de temas atuais como stress, capitalismo e anarquia.

Tipo de Twist

Identidade/Personalidade do personagem e História contada de uma perspectiva diferente da real

O Plot Twist

Na reta final do filme, Tyler conta para Jack que eles são a mesma pessoa, uma outra personalidade que faz tudo que Jack quer mas não tem coragem, sempre que Jack acha que está dormindo Tyler assume o controle.


Planeta dos Macacos (1968)
Enredo

Quatro astronautas partem numa viagem espacial na velocidade da luz, se a teoria estiver correta 18 meses de viagem equivalem a 2000 anos na Terra. Depois de passar os 18 meses em hibernação induzida eles acordam com a nave afundando num lago em um planeta desconhecido. Nesse planeta encontram macacos falantes com uma sociedade formada e humanos que não falam sendo escravizados por esses primatas.

Sobre o filme

Diferente do Oldboy, onde eu só assisti o remake, em Planeta dos Macacos pude escolher entre a versão antiga e a nova, e pelo video você pode ver porque o antigo é melhor.

Tipo de Twist

Flashbacks ou revelações do passado revelam reais motivos da história

O Plot Twist

No final do filme o protagonista encontra o que restou da estatua da liberdade enterrada na areia, e chega a conclusão que o planeta onde eles pousaram é realmente a Terra, que provavelmente foi destruída depois de uma guerra, dando espaço para que os macacos evoluíssem e subjugassem os humanos.


Então, dessa primeira parte, quais filmes você assistiu? Conseguiu assistir sem receber spoilers antes? Deixe aí nos comentários quais filmes devem estar na Parte II e não esqueça de nos acompanhar no FACEBOOK e TWITTER.


Tags do post:


Close