BARONS

BARONS

O Melhor de Vingadores: Era de Ultron




Mais profundidade aos personagens e ao universo.




Vingadores 2

Depois de quebrar meu coração tendo que falar mal do filme, vou me redimir dessa maldade contra a cultura nerd e enumerar aqui tudo de bom que eu vi no longa, então coloque seus óculos de leitura que tem muita coisa boa aí.
Sinto que deveria fazer como se fosse um passo a passo, falando praticamente cena por cena, pois é muito divertido quando alguém te lembra de uma cena sensacional que por algum motivo você não se recordava, mas ler é osso, se fosse um podcast ou vídeo, isso funcionaria, mas aqui vou tentar fazer um apanhado de características, somente citando algumas cenas.

[CUIDADO ESSE CONTEUDO CONTEM SPOILERS PESADOS]

ELENCO

Falando de interpretação, Bate papo Thor e Tony[/caption]me/nm0000375/?ref_=tt_cl_t1″ target=”_blank”>Robert Downey Jr., mostra porque é de longe o mais bem pago dessa bagaça, em todas discussões e debates que ele faz você comprar as suas ideias. Discutindo com dr. Banner se devem ou não terminar o Visão, Banner lembra que eles tinham acabado de fazer isso, trazer um robô psicopata a vida, eles nem sequer venceram o primeiro ainda e ele já quer acordar outro. Mas aí Tony expõe a opinião dele, você sabe que parece muito idiota, mas fala ok, se você está dizendo, vamos fazer. Isso sem falar da relação pai e filho que ele adota com Ultron. Segue interpretando aquele cara que faz piada quando está com medo, que tem sempre uma tirada rápida, ou um comentário esperto para fazer. Mesmo não sendo o herói mais poderoso e cometendo os seus erros (um deles é a razão de todo o filme) ele segue como líder do grupo, mesmo ele tentando passar o bastão para o capitão.

Thor e Tony Vingadores 2

Bate papo Thor e Tony

James Spader (The Blacklist) dá um show, mostrando que não é só Andy Serkis (falaremos dele já já) que entende de captura de movimentos, ele consegue passar uma expressividade ao robô do mau, e isso deu uma humanizada no vilão que nem sequer é um humano. Por outro lado, dificultou a vida de quem contracenasse com ele, principalmente os gêmeos, já que Ultron tem mais de 2 metros, ele usava uma espécie de vareta com três bolas vermelhas que representavam a face do robô, então enquanto ele falava os atores tinham que olhar e conversar com as esferas enquanto ele falava com eles 40cm abaixo. {Vide o vídeo abaixo}

E por último temos o outro robô/humanoide/androide Visão, Paul Bettany (Padre, O Código Da Vinci) que já fazia a voz de J.A.R.V.I.S. nos outros filmes do Homem de Ferro, agora ganha corpo para interpretar, mas para isso ele teve que passar por horas de maquiagem e vestir o traje com uma espécie de resfriamento para que ele aguentasse o calor. Bettany passa inocência do personagem que é quase onipotente porem como ele mesmo diz, “Nasceu ontem”. A calma que ele passa em todas suas falas e seus discursos mostra que ele é maior que qualquer um ali, mesmo assim vai tentar ajudar, tentar fazer o que ele considera certo.

Thor e Visão Vingadores 2

Ultron copiando a capa

PERSONAGENS

O trabalho em equipe dos personagens deve ser levado em consideração, nesse filme todo vemos que a cena do shawarma no fim do primeiro não foi somente uma cena, tinha realidade naquilo. A cena da festa pode ser considerada uma confraternização entre atores (tipo um filme do Adam Sandler, mas engraçado), aquele tom de descontração é algo que vai ficar na memória, principalmente porque deve ter sido a última vez que vemos uma cena dessas, Guerra Civil já será o próximo filme e mesmo considerando que todos saiam vivos dele, é bem capaz que pelo menos na parte I do próximo Vingadores eles não estejam todos juntos. Sem contar a brincadeira de tentar erguer o martelo do Thor só não foi mais hilária que a cara do deus do trovão quando o Capitão consegue dar uma balançada nele, cena contracenada por amigos mesmo ao melhor estilo Velozes e Furiosos.

Thor Vingadores 2

Quem é digno?

Os discursos do Ultron são bem interessantes, você vê como os seres humanos e nosso modo de vida seriam, se observados simplesmente pela lógica, ele deixa claro que os humanos são parasitas para o planeta. Podemos ver também que uma inteligência artificial pode sofre de uma depressão pesada, certas atitudes do vilão no filme não fazem sentido para mim, mas eu cito aqui porque outras como o senso de humor eu aceitei bem, vide o momento em que ele fica super nervoso por ser comparado com o Stark, arranca o braço do Klaw e depois pede desculpa com uma cara de piedade digna de uma criança, ou já lembrando criança, a primeira vez que encontra os gêmeos e começa aquele discurso que as pessoas sempre criam aquilo que temem: Homens bons criam maquinas de guerra, invasores criam Vingadores e pessoas criam pessoas “menores”, então ele abre um sorriso e diz algo como “Crianças, desculpem tinha esquecido a palavra” e continua com a sua ideia. São pontos que mostram que ele é mesmo mais que um robô, que ele raciocina até mais que uma pessoa normal e o torna um personagem mais denso e mais imprevisível.

Ultron Mark I Vingadores 2

Ultron Mark I

Tudo que envolve o Visão é perfeito, do nascimento ao momento em que ele destrói o “ultimo” dos Ultrons. Sua primeira ação é voar meio que sem saber o que fazer, Thor o empurra para a janela e ele para de frente para cidade e fica observando, descobrindo todo um mundo físico e visual, ele vai trocando as cores do seu traje conforme o que ele vê, então ele se vira para o Thor e conforme eles se olham ele começa a criar uma capa própria baseada na de Thor, talvez se o primeiro contato dele fosse com o Capitão, ele teria materializado um capacete? Mas muito interessante eles darem um motivo para o visual dele, por mais besta que seja, existe alguma lógica ali.

Ainda na mesma cena temos o Visão dizendo que não existe nada que ele possa fazer para que eles confiem nele, mas se quiserem vencer Ultron eles devem destruí-lo já, então ele ergue o Mjolnir como se fosse uma arma qualquer e entrega para o Thor que fica paralisado, e o melhor, a câmera foca no grupo inteiro e fica quase 5 segundos parada na cara de espanto deles, para mostrar que aquela cena de descontração e uma das mais divertidas do filme onde ninguém consegue erguer o martelo porque segundo Thor eles não são dignos, simplesmente para dar um motivo mais palpável para que eles confiem no Visão agora, já na reta final.

O UNIVERSO

Como todos os filmes da Marvel, esse também é cheio de easter eggs e ligações para os próximos filmes do universo Marvel, alguns importantes como o Thor finalmente citando as Joias do Infinito na Terra e outros que pelo menos por enquanto servem só para dar um gostinho do que pode vir por aí para os fãs mais ligados aos quadrinhos e outras mídias que seria o cartão com a inteligência artificial Jocasta, que ele acaba dispensando num primeiro momento para usar a Friday.

Temos também a cena mostrada em um dos trailers em que a Maria Hill, chama o Tony de chefe, ou seja, todos que viram Capitão América 2 se lembram que a SHIELD acabou mesmo e a Marvel não esqueceu, ou seja hoje as Industrias Stark é o mais próximo da SHIELD que temos ou como o próprio Tony diz, ele só paga por tudo, projeta tudo e deixa tudo mais maneiro (comentarei isso no final).

Além do primeiro link mais claro com a Guerra Infinita de Vingadores 3, a Marvel não ignorou a estreia do Pantera Negra no cinema em 2016 e apresentou o vilão Garra Sônica, foi interessante e muito inteligente, eles armaram uma ótima situação para já dar um background para o personagem que é importante porem desconhecido e o Andy Serkis
(sim essa é a cara verdadeira dele) faz muito bem sua parte, passa a experiência no mundo do crime que o personagem realmente tem. Mesmo estando cercado por duas pessoas que ele já conhece as habilidades, e o que eles podem fazer, ele também sabe que são inexperientes e se impõe diante deles. Até claro chegar um robô com mais de dois metros de altura e realmente falar grosso com ele. Mas já deixaram tudo meio arrumado para que o Pantera apareça, já falaram sobre o vibranium de Wakanda, da marca deixada no Ulysses Klaw por ter roubado do povo deles e a destruição na África que pode ser uma motivação para que o Pantera saia da toca.

Além disso, tem o sonho e as saidinhas que o Thor da no meio e no fim do filme que devem estar relacionados com o “fim” de Asgard no próximo Thor: Ragnarok e mais alguns que eu não lembro no momento ou simplesmente não peguei.

Visão Vingadores 2

Visão é digno

ENFIM

O filme é excelente, o roteiro é muito inteligente, se você prestar atenção nas mais nas falas do que nas explosões, verá que tem muito mais conteúdo ali do que em muito filme que se diz cult, levando em consideração o roteiro mesmo, acho que tem muito pouco a se criticar, creio que tudo que Joss Whedon (que seja abençoado esse homem!) colocou no roteiro foi filmado, mas nem tudo foi exibido, deixando algumas dúvidas que não eram propositais.

É uma obra muito mais madura e profunda que o primeiro, aqui temos um desenvolvimento de verdade da Viúva e do Gavião, depois de pelo menos 3 filmes em que cada um aparece, finalmente conhecemos um pouco mais sobre o passado ou a personalidade de cada um deles.

Além de tudo que foi dito e mais um pouco que faltou dizer, o filme antes de tudo é um negócio e deve arrecadar o máximo de dinheiro possível, por isso, todos os personagens trocam de uniforme e vemos que Tony Stark além de “Cientista espacial, elétrico, atômico, genial!” também é um designer do caramba, para ele não basta fazer exércitos de robôs, eles devem ser bonitos, a aparência da Legião de Ferro mostra muito bem isso, até o protótipo de Ultron todo bagaçada é bonito. Aliás vender Action Figure é uma arte que a Disney já domina décadas, agora que tem duas das franquias que já tinham o maior sucesso na venda desses artigos que são Star Wars e Marvel, só falta comprarem os Transformers para a dominação mundial estar completa.

Mais um filme sensacional da Marvel que vou assistir sempre que tiver a oportunidade sem dúvida, de todos, acho que só Thor 1 que eu dispenso de cara e O Capitão 1 e Homem de Ferro 2 e 3 que eu penso se não tenho nada melhor para fazer de resto a Marvel continua tendo um espaço todo especial no meu coração. Elenco, história, muita ação, e Joss Whedon mostrando que nem o Hulk resiste ao charme de Scarlett Johansson. Nota 9,5 as vezes tendendo ao 9 e as vezes ao 10, o filme é longo o suficiente para causar essa oscilação.

Veronica Vingadores 2

Veronica

Esqueci alguma coisa, achou mais easter eggs importantes, acha Vingadores 2 um lixo? Um elevador subiria se o Mjolnir estivesse nele? Visão é digno ou é só um robô? Comente aqui ou em qualquer outra rede social e que venha Guerra Civil….


Tags do post:


Close