BARONS

BARONS

TOP 8 – Melhores filmes baseados em games




Inicialmente eram 10, mas não há 10 filmes bons




Melhores Filmes Baseados em Games_cartaz

Filmes baseados em jogos se transformaram em algo assustador para os gamers. No fundo, todos querem ver longas de seus jogos favoritos, mas o medo de um desastre costuma ser maior, isso porque o passado foi ingrato com os fãs e desde a catástrofe que foi a adaptação de Super Mario em 1993 até hoje, Hollywood tem dificuldade em agradar os jogadores que vão ao cinema.

Mas como nem sempre a culpa é do filme, nerds são conhecidos por serem malas quando mexem em algo que eles amam, resolvemos listar aqui os nossos filmes baseados em games favoritos até hoje (julho de 2016). Vale lembrar que não consideraremos animações, nem filmes asiáticos que não chegam ao público geral e muito menos aqueles do Uwe Boll (até porque a lista é de MELHORES filmes).

Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016)

Esse é fácil o melhor deles, como eu já falei no post sobre o filme (Warcraft pelos olhos de quem não conhece a franquia), ele como história cinematográfica é muito bom, com todos elementos que um filme precisa ter e todas as referências, pelo menos visuais, que o game oferece. Não posso afirmar que foi o filme mais parecido com os games, mas foi sim o melhor adaptado.


Mortal Kombat (1995)

Um clássico do SBT e da minha infância, sempre que anunciavam o filme eu já passava a tarde jogando o game no SNES e depois a noite acompanhava a história, já que não fazia ideia do que estava acontecendo no jogo, aquilo era só violência gratuita.
É claro que dificilmente você vai gostar se assistir pela primeira vez hoje, pois são outros tempos, mas na medida do possível ele é bem fiel ao jogo e muito divertido, infelizmente o nível caiu bastante e a sequência é bem fraca.
Vale lembrar também da música tema que é até hoje sensacional.


Terror em Silent Hill (2006)

Confesso que não assisti, mesmo ouvindo ótimas críticas eu sempre evito ver esse tipo de filme. Mas como já disse, ouvi ótimas críticas e é unanimidade a comparação que fazem entre o clima de suspense e o terror perturbador que o filme herda do jogo, assista se tiver coragem.


Hitman (2007)

Gosto bastante do trabalho que fizeram nessa adaptação, e comecei a gostar ainda mais depois de assistir o “reboot” que fizeram em 2015.
O filme de 2007 tem várias cenas icônicas, ótimas cenas de ação, e referências do game, adaptadas ao cinema de forma a não parecer galhofa e tirar toda a seriedade do filme. Timothy Olyphant não fez nada de muita expressão no cinema depois de 2007, mas a postura que ele deu ao assassino 47 foi perfeita.
Algo interessante na “franquia” Hitman no cinema, é que o trailer do primeiro filme (2007) é bem fraco e o filme é bom, já o de 2015 o trailer é incrível e o filme bem fraco, que até começa com cenas de ação sensacionais, mas do meio para o final liga o modo Michael Bay no diretor e ele literalmente explode o filme com enredo e tudo.


Resident Evil

Resident Evil é um caso a ser estudado, porque ele é um grande sucesso comercial, até por isso já são 5 filmes, com expectativa de um último para 2017. Porém é uma adaptação que só se utiliza de nomes presentes nos jogos (personagens, lugares, equipes…) e pequenas referências a acontecimentos vistos nos games, mas até aí ok, já que eles não precisam ficar recontando histórias já vistas, porém com o passar dos filmes, a história foi tomando um rumo totalmente diferente e que não faz muito sentido, são zumbis, clones, inteligências artificiais tudo misturado de uma forma ridícula em ótimos filmes de ação, que provavelmente é o motivo de todo sucesso, cenas frenéticas de tiroteios, correria e decapitações.
Entretanto o diretor Paul W.S. Anderson merece os mais sinceros parabéns, já que ele foi um dos responsáveis pelo filme de Mortal Kombat (que está entre os melhores da nossa lista) e além de estar envolvido em todos os filmes da série RE ainda conseguiu se casar com a protagonista Milla Jovovich.
Mas qual dos filmes é bom?
Particularmente eu gosto do 2 por ser melhor produzido que o primeiro e ter o Nemesis que causava tanto medo nos games, o 3 não está entre os meus favoritos, mas mostra bem a necessidade de encontrar recursos que temos no jogo e as hordas, principalmente de corvos, no 4 o filme já não tem praticamente nada do jogo, só é interessante por algumas cenas de ação e um pouco pelo 3D do cinema, como filme, sem considerar os games o 5 é meu favorito, é o mais bem produzido e tem menos cenas com personagens voando de um lado para o outro com cordas…


Need for Speed – O Filme (2014)

As franquias Need for Speed e Velozes e Furiosos sempre andaram juntas, fazendo muita gente acreditar que um era produto do outro (NFS era o jogo do filme, ou Velozes era o filme do jogo), então para que ou como fazer uma adaptação oficial?
Resolveram adaptar não os jogos mais antigos de grande sucesso, mas sim os mais atuais que tem sua qualidade discutida a anos, por até manter as perseguições policiais frenéticas, mas abandona muito do tuning e foca em carros raros e caros.
E é isso que foi o filme, carros exóticos em corridas ilegais e uma perseguição que dura quase metade do longa, mesmo muita gente não tendo gostado, na medida do possível é um filme bom, com atores de peso como “Jesse Pinkman”, “Mr. Roboto”, “Birdman” e o “Preacher”. Sem abandonar as cenas non-sense, dignas de Velozes e Furiosos.


Príncipe da Pérsia e as Areias do Tempo (2010)

Mais um filme que é legal, é divertido, mas não é o que nós, fãs do game, esperávamos.
Ele tem referências aos jogos, tem os movimentos de parkour que todo mundo estava ansioso para ver nos cinemas, tem um bom protagonista, mas não empolga, é mais um daqueles filmes que eu vi uma vez no cinema e nunca mais voltei a assistir.


Lara Croft: Tomb Raider (2001)

A estrela em ascensão na época, Angelina Jolie, interpreta a heroína mais famosa dos videogames, e o filme por mais que tenha suas cenas ruins, tem tudo que o game tinha, a mulher aventureira de trajes muitas vezes duvidoso, exploração, aventura, elementos sobrenaturais e claro, centenas de relíquias milenares destruídas durante o processo.
Para quem não se lembra além de Angelina estar em ascensão, temos o nosso 007 pancadeiro, Daniel Craig, fazendo um dos “vilões” do filme.


Não posso terminar sem falar de Street Fighter(1994), aquele mesmo com Van Damme. Fui simplesmente censurado e impedido de colocá-lo na lista. Assim como Resident Evil, o filme ignora quase que totalmente os games, se aproveitando apenas de nomes dos personagens, mas é um filme muito divertido, além de ter sido a despedida de Raúl Juliá que fez o vilão Bison.

A ideia inicial era fazer um TOP 10, mas Doom e Max Payne saíram da lista por motivos de falta de qualidade mesmo. E chegamos à conclusão que falta mesmo um pouco mais de amor na hora de adaptar esses jogos, mas isso pode estar mudando.

Para o futuro temos vários filmes que prometem ser ótimos e mudar essa escrita de que filmes baseados em games são ruins, começando por Assassins Creed que sai em dezembro de 2016, Tomb Raider que está programado para 2018 com Alicia Vikander (Ex_Machina) interpretando Lara Croft. Além de mais dezenas de títulos que produtoras de cinema e games já confirmaram que existe o interesse em adaptar, mas nada concreto ainda. O produtor Avi Arad (Homem Aranha, Blade…), um dos caras mais importantes por fazer os filmes de super-heróis serem o que são hoje, tem planos de adaptar Uncharted, InFamous, Metal Gear Solid e Borderlands.


E você achou que faltou algum filme na lista? Também acha que esse ranking poderia ser diminuído para apenas 3 ou 4 títulos? Comente aí seus favoritos e os odiados e não esqueça de nos seguir no TWITTER e FACEBOOK.


Tags do post:


Close