BARONS

BARONS

A maravilha de Doutor Estranho




E a Marvel segue sendo a Marvel!




Doutor Estranho Cartaz

Por mais que muita gente ainda não conhecesse o Doutor Estranho, ele está entre os 10 heróis mais importantes da Marvel, seja pelo seu poder gigantesco ou pela sua sabedoria ou até pela moral que ele possui entre os maiores heróis do(s) universo(s), ele ainda não tinha a popularidade merecida, e é exatamente isso que o filme de 2016 tem como uma de suas missões.

Doutor Estranho chega para inserir o elemento “Magia” ao universo Marvel – lembremos que tivemos quase tudo baseado em ciência (desde Homem de Ferro e Hulk, até a Wanda e Pietro), e o mais próximo que tivemos de mágica foi o núcleo do Thor, mas como eles são de outro mundo não conta muito, como Thanos e as joias do infinito estão cada vez mais próximos da Terra e as opções de perigo da Marvel estavam terminando, já estava mais que na hora de magia e outras dimensões serem apresentadas.

[O conteúdo abaixo pode conter spoilers]

Mago Supremo Doutor Estranho

Com uma joia do infinito é fácil se tornar o Mago Supremo

A popularidade e o “Benedito”

A Marvel é famosa por economizar nos com seus diretores e elenco de apoio, mas se tem algo que eles não erram e não tem dó de investir são nos seus protagonistas. Como lucrar horrores com um filme solo de um personagem pouco conhecido do público geral, e que necessita de um investimento gigantesco em efeitos especiais? – Claro que utilizando um astro como protagonista, que além de excelente ator, ainda possui uma legião de fãs que não necessariamente são fãs de filmes de herói, mas que vão ao cinema simplesmente por ele estar presente no filme.

E assim como Robert Downey Jr. se encaixou extremamente bem no papel do Homem de Ferro, Benedict Cumberbatch também já conseguiu marcar como o Mago Supremo. Ainda que quem o acompanha na série Sherlock, ou quem sonha com ele sendo o Doutor em Doctor Who tenha ficado fazendo essas relações o tempo todo, ele deu uma personalidade extraordinária ao personagem e ao final do filme seu carisma fez parecer que a gente já conhecia e acompanhava aquele herói a anos.

O que a Marvel fez foi unir o útil ao agradável, precisavam de um Doutor Estranho popular o suficiente para lucrar com o filme e imponente o suficiente para mostrar o poder da magia, que no futuro será o rival mais a altura de Thanos. E pra variar a Marvel obteve sucesso no seu objetivo.

Visualmente

Aqui temos uma afirmação simples: Se Inception ganhou os Oscar de “Melhor Fotografia” e “Efeitos Visuais”, então Doutor Estranho também tem que levar!

É claro que se a polícia resolvesse dar uma passadinha no estúdio que criou os efeitos especiais para a Marvel, não teríamos tido filme, porque esses efeitos vão muito além de simples criatividade, drogas pesadas devem tem rodado nesse escritório.

3D Doutor Estranho

O pessoal deve ter se divertido podendo explorar todas as possibilidades do 3D

Mas deixando de brincadeira (mesmo que eu ache verdade), o filme é lindo, e de qualidade visual indiscutível, em alguns momentos você fica desconfortável com algumas coisas, simplesmente porque sua cabeça não consegue conceber o que está acontecendo na tela. Sem falar na criatividade e talento do pessoal dos efeitos digitais que conseguiram cenas extremamente complexas que assistindo ao filme somente uma vez você deixa passar uma dezena de detalhes extraordinários, tempo voltando e passando no mesmo instante enquanto paredes se dobram ao fundo e outros universos espelhados em outro canto da tela… O 3D dos cinemas nunca foi tão útil e bem utilizado (Não assisti Avatar).

Enfim Oscar neles!

Observações Rápidas
A personalidade do Strange

A Marvel me surpreendeu na hora de mostrar o caráter do Doutor antes da magia, a ideia era que ele fosse arrogante, por isso eu esperava mais um Tony Stark, mas quando eu achei que eles iam parar no nível Stark de convencimento e ostentação (cena da retirada da bala), eles foram muito mais além mostrando ele recusando cirurgias para não estragar seu currículo perfeito (inclusiva a do Rhodes [Easter Egg na nossa cara]) e depois ainda piorar as coisas para ele na cena com a Dra. Palmer. Quase aplaudi eles tomando coragem e criando um verdadeiro babaca pra gente odiar e depois amar.

O Elenco

A Anciã é a melhor personagem desse filme, a calma e ironia que ela mostra durante todas as conversas e depois as demonstrações de poder tanto de mágicos como físicos ficaram mais que excelentes, uma pena que provavelmente não veremos mais a Tilda Swinton no universo Marvel.

Anciã e Mordo Doutor Estranho

Anciã se destacou pela interpretação e Mordo pela mudança do personagem

Também gostei muito da escalação do Chiwetel Ejiofor como Mordo, foi uma das melhores mudanças que já fizeram de personagens em relação aos quadrinhos, transformaram um chato invejoso num cara legal, que só quer que as coisas sejam feitas dentro das regras. Infelizmente é mais um personagem que perde o seu título de Barão (a Marvel tem algum problema com esse ótimo título xD)

Além deles não podemos esquecer do vilão, que interpretado pelo Mads Mikkelsen não tem como não ser mau, mesmo não estando entre os melhores personagens do ator, ele entra no tópico pelo ótimo ator no elenco.

Um filme adulto, porém ainda engraçado

Depois de Capitão América Soldado Invernal, esse é o filme mais adulto da Marvel, desde as cenas mais pesadas (o filme começa com uma decapitação!), temos algumas cenas perturbadoras (as mãos nascendo dos dedos…) e algumas (varias) mortes fortes. Até o tema e contexto do filme pede um pouco de reflexão em certos momentos.

Se a dança do Senhor das Estrelas foi um recurso simplesmente engraçado, a “barganha” do Estranho foi inteligente, mas feito de uma maneira engraçada para que mesmo quem não entendesse não se importasse, pois ficou muito legal.

Então a Marvel prova novamente que diversão dá certo para um número maior de pessoas, mesmo que em alguns momentos sejam cenas exageradas que não fazem parte da história, só um showoff as pessoas vão ao cinema para se divertir.

CGI Doutor Estranho

O que será que tinha no chá do pessoal do CGI?

TOP

É praticamente impossível fazer um ranking com os filmes da Marvel já que praticamente todos eles estão num mesmo nível de qualidade e tem os mesmos elementos, mas com certeza Doutor Estranho já figura entre os meus favoritos.

Acima de tudo Doutor Estranho mantém a maior qualidade dos filmes da Marvel: Divertir. E não estou dizendo só pelas cenas engraçadas, que dão uma amenizada na tensão dos espectadores, mas por ser divertido, são duas horas em que você simplesmente relaxa, conhece uma boa história, bons personagens, ri, fica apreensivo, triste e no final adiciona mais um capítulo a grande série que é o Marvel Cinematic Universe.


Tags do post:


  • Messias do Caos

    Maior viagem cinematografica
    Efeitos visuais enlouquecedores

    • Se não ganhar o Oscar é sacanagem por ser filme de super-herói, não tem como!

Close