BARONS

BARONS

10 semelhanças entre Guerra Civil e BvS




Diferentes tons para a mesma história?




BvS vs Guerra Civil

Batman vs Superman e universo cinematográfico da DC/Warner, reascendeu a rivalidade entre Marvel e DC e principalmente fizeram com que as comparações entre um “Universo” que está sendo construído a quase 10 anos e já possui 12 filmes, aparecessem contra um outro que está correndo atrás do tempo perdido e está somente no seu segundo filme.

Quem gosta da Marvel faz questão de comparar e dizer como o trabalho realizado por eles é superior. Quem não gosta da Marvel, relembra filmes como Thor e Homem de Ferro 3, além de dizer que eles não têm história e são filmes infantis. O resto das pessoas como eu, que amam super-heróis em geral, torce para que ambos façam filmes de qualidade e explorem dos temas mais engraçados aos mais sombrios.

O fato é que não tem como não comparar, principalmente quando os estúdios resolvem lançar filmes com seus heróis mais importantes lutando entre si, num intervalo de um mês.

De propósito ou não, depois de uma observada rápida nos dois filmes, podemos encontrar facilmente várias semelhanças entre eles. Então vamos citar aqui 10 itens que são semelhantes entre os “rivais”.

Obs. Só lembrando que na data de lançamento desse post, Capitão América: Guerra Civil ainda não tinha sido lançado aqui no Brasil, por isso os fatos citados aqui são baseados nos trailers e principalmente na crítica da Natália Bridi do Omelete que foi assistir à estreia nos EUA.

1) PROBLEMAS CAUSADOS EM FILME ANTERIOR

A trama de ambos os filmes iniciou em seus antecessores, dentro do universo, Capitão América 3 está diretamente ligado ao 2 e também a Vingadores 2, mesmo caso de Batman vs Superman que inicia de um ponto de vista diferente para os acontecimentos do final de Homem de Aço.
Isso só mostra que as duas produtoras estão levando muito a sério o termo Universo Compartilhado (Mesmo que BvS tenha exagerado no gancho para o futuro).

Destruicao Metropolis e Sokovia

Destruicao Metropolis e Sokovia


2) O LUGAR DOS SUPER-HERÓIS NA SOCIEDADE

Quais os direitos e deveres dos super-heróis? Nós realmente precisamos deles? Quem é punido pelas mortes indiretamente causadas por eles? Essas perguntas são a base dos dois filmes, super-heróis se enfrentam por conta de discordâncias ideológicas (e claro, uma ajudazinha dos vilões). E ambos mostram que não basta você salvar o planeta de ameaças extraterrestres que transformariam a raça humana em escravos eternos, haters sempre existirão independente do que seja feito.


3) PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

Nos últimos anos com o acirramento da rivalidade Marvel vs DC e a febre dos filmes de super-heróis, os estúdios anunciaram uma porrada de filmes, porém a repetição causa um desgaste natural para qualquer gênero no cinema, então porque não lançar vários personagens diferentes em filmes solos, com tons diferentes para abranger outros nichos além dos fãs de aventura, e ainda aproveitar os filmes com maior apelo para apresentar esses personagens desconhecidos.
BvS tentou informar aos espectadores que já existem Flash, Aquaman e Ciborgue, para que no filme da Liga da Justiça os integrantes não sejam completos desconhecidos, e já que o próximo filme de heróis antes da Liga é a Mulher Maravilha, nada melhor que dar uma introdução mais “emocionante” a moça.
A Marvel já conhece bem esse mundo e sabe exatamente como introduzir novos personagens, então segundo as críticas inicias o Homem Aranha tem um tempo de tela parecido com o da Mulher Maravilha em BvS, em contrapartida vemos o Pantera Negra em todas as batalhas nos trailers, então acredito que ele também receba um tempo de tela e importância consideráveis, mostrando que experiência e tranquilidade na produção fazem muita diferença, mais personagens podem participar da história e criarem laços com os espectadores que não os conheciam.

Participações especiais BvS e Civil War

Participações especiais


4) A REALEZA NO MUNDO DOS SUPER-HERÓIS

A realeza ganha espaço entre os super-heróis. Mesmo que o fato deles serem nobres dos seus respectivos reinos não tenha influenciado na escalação dos personagens. A Mulher Maravilha fez uma participação especial em BvS completando o trio dos heróis mais famosos da DC. Diana Prince, a princesa das Amazonas, ainda não foi formalmente apresentada, mas seu alter ego já chutou bundas para aumentar a expectativa de seu filme solo.
Na Marvel temos o rei de Wakanda, T’Challa já deve ser apresentado como nobre do seu reino desconhecido, já vimos que suas habilidades de super-herói serão apresentadas no filme, resta saber se o fator diplomático também será considerado, a história completa deveremos conhecer somente no filme solo do personagem.

A Princesa Diana e o Rei Tchalla

A Princesa e o Rei


5) A GRANDE BATALHA PROMETIDA ESTÁ NO MEIO DO FILME

Batman vs Superman, o dia contra a noite, a luz contra a escuridão, e mais todo aquele discurso do Lex Luthor nos trailers para a batalha mais épica de todos os tempos, mas ela não é a conclusão do filme, pode-se discutir se é o clímax máximo, mas a verdade é que é apenas um meio, para aí sim chegar ao final.
Guerra Civil não é diferente, existe toda a promessa dos “Heróis mais poderosos da Terra” se enfrentando, mas no final acaba aparecendo uma outra ameaça para eles enfrentarem. Se eles voltarão a ser amiguinhos e lutarão juntos,nós não sabemos, mas que vem bastante coisa pela frente após aquela batalha, é fato.
É claro que isso não é lá grande surpresa, os heróis se enfrentarem para depois esquecerem suas diferenças para enfrentar um mal maior é um recurso muito antigo, mas os nomes dos filmes deixam essa impressão de que não há vilão ou mocinho.

Batalhas BvS e Guerra Civil

Muita promessa e expectativa, mas não o final


6) VILÕES MANIPULANDO TODA A TRAMA

Lex Luthor tocou o terror em BvS, você pode discutir a motivação, mas que todo o filme acontece por causa do seu vilão, é mais fato inegável. Em Capitão América 3, o mentor intelectual de toda a trama parece ser mesmo Zemo, usando a influência que a Hydra adquiriu durante seu tempo infiltrada na SHIELD.


7) VILÕES DIFERENTES DE QUALQUER HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Jesse Eisenberg irritou os fãs com seu Lex Luthor surtado e mimado, o visual e inteligência não foram problemas, mas suas atitudes foram muito questionáveis.
Por outro lado, Barão Zemo, a mente maligna do novo filme da Marvel foi muito descaracterizado no quesito aparência e status, perdeu seu título de Barão e não usa “meia” para esconder o rosto, seu passado e motivações também parecem terem sido mudados, restando do personagem original somente a inteligência.
Não será a primeira e nem a última vez que eles fazem esse tipo de adaptação, mas costuma irritar bastante os fãs.

Zemo e Luthor

As reclamações a respeito do Luthor não são da aparencia e sim a personalidade

8) PREVIAS DE UM MAL MAIOR

A Marvel já vem dando pistas de que Thanos está chegando a bastante tempo para nós espectadores, mas os personagens nunca tiveram clara ideia disso, a partir de Vingadores 2 as Joias do Infinito foram reveladas e em Guerra Civil, o vilão dos vilões está cada vez mais próximo e talvez os heróis tomem conhecimento que existe algo mais no espaço olhando para a Terra.
Muita gente acha que o Doomsday, deveria ter sido considerado como um vilão muito maior do que um inimigo de 20 minutos de filme, afinal não é todo mundo que “mata” o Superman. Porém preferiram desperdiça-lo e apostar todas as fichas em Darkseid (em quem o próprio Thanos da Marvel é “inspirado”).
No próximo filme de grupos (Vingadores e Liga da Justiça) conheceremos então as ameaças que necessitam de dois filmes para serem vencidos.

Thanos e o futuro de Darkseid

Thanos e o futuro de Darkseid


9) TEM COMO BASE UMA HQ

Boa parte dos filmes de quadrinhos são baseados em quadrinhos (ah vá), mas o que vimos até agora foram personagens puxados de quadrinhos em situações originais.
Batman vs Superman tem linhas de diálogo copiadas totalmente de hqs, principalmente O Cavaleiro das Trevas e A Morte do Superman.
Guerra Civil foi uma das histórias mais famosas da Marvel, dividindo Homem de Ferro e Capitão América em dois grupos rivais, por causa de uma nova lei imposta pelo governo, deixando ao fã a escolha de quem tem a razão.

Hqs virando filmes

Batman: Cavaleiro das Trevas e Guerra Civil, ambos lançados no brasil pela Panini


10) IMPORTÂNCIA DO NOME DAS MÃE

Por fim, mas não menos importante, as mães. As mães dos heróis nunca foram tão importantes para as histórias, em 75 anos de Batman, seus pais morreram centenas de vezes, quadrinhos, livros, jogos, animações e filmes já mataram seus pais e nunca ninguém se ligou que a mãe dele tinha o mesmo nome da mãe do Superman, e isso acaba salvando a vida do Homem de Aço (não por muito tempo), fazendo total diferença na história.
Mas nem nisso a Marvel ficou para traz, para provar que não estava mais sob o controle da Hydra e havia recuperado sua memória, o Soldado Invernal revela ao Capitão América que lembra da mãe do herói mesmo depois de mais de meio século. Estranho? Com total certeza, esse aliás deveria ser um motivo para ele brigar com o Bucky e não a favor dele. Mas Steve Rogers sempre foi o menino inocente da turma, então seu amigo de infância dizer que tem a mãe dele viva em seus pensamentos deve ser algum tipo de honra.

Bucky e a mãe do Steve - Civil War

Depois dessa ele ainda resolveu enfrentar todo mundo para ajudar o cara.


Filmes em geral possuem semelhanças, filmes de super-heróis mais ainda, mas Batman Vs Superman e Capitão América: Guerra Civil tem tantas similaridades que será praticamente impossível não comparar os dois, seja pela rivalidade dos fãs, pela proximidade do lançamento dos dois ou pelos outros motivos citados acima, esses dois vão gerar muita discussão ainda.

E aí? Quais outras semelhanças esses dois filmes terão (ou tiveram, dependendo da data em que você estiver lendo)? Você é time Batman, Superman, Homem de Ferro, Capitão América ou Coringa (que só quer ver o circo pegar fogo)?


Tags do post:


Close